Saiba porque nem todos os beneficiários do INSS recebem na mesma data

Mensalmente, cerca de 40 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com pagamentos previdenciários e assistenciais. No entanto, existe uma diferença na data do mês em que os segurados e beneficiários recebem o dinheiro. Essas datas variam dependendo de alguns fatores que distinguem os tipos de benefícios.

De acordo com o INSS, o calendário dos depósitos é divulgado no ano anterior ao ano de referência, para não deixar dúvidas aos contemplados sobre o dia em que irão receber. Esse calendário de pagamentos é organizado de maneira que, inicialmente, sejam efetuados os depósitos para quem recebe até um salário mínimo. Logo após, são pagos aqueles com valores superiores a esse limite, com base no número do benefício (NB).

Caso queira saber o dia correto do seu pagamento, é possível consultar utilizando o número do seu benefício, pois cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única que segue o padrão de 10 dígitos no seguinte formato: Número do Benefício (NB): 999.999.999-9. O número a ser observado é o penúltimo algarismo.

É preciso ter atenção também que as datas são divididas entre os pagamentos de benefícios de até um salário mínimo e os acima desse valor. Por exemplo, agora em setembro, os pagamentos para quem recebe até um salário mínimo começarão no dia 24 de setembro e se estenderão até 7 de outubro. Já para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, os pagamentos iniciarão no dia 1º de outubro e se estenderão até o dia 7 de outubro.

Também há exceções, como em feriados municipais, estaduais e federais, em que o pagamento do benefício é realizado no dia útil seguinte. O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) à disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.

Se ainda houver dúvidas, é possível ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.