Saiba como será a primavera no RS em 2024


Temperaturas amenas e chuva abaixo da média devem marcar estação no estado, dizem meteorologistas. Primavera começa neste domingo e com tempo seco no RS
A primavera, que começou às 9h44 deste domingo (22), deve ser marcada por temperaturas amenas e chuva dentro da média no Rio Grande do Sul, de acordo com a Climatempo Meteorologia.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
🌞🌡️O termômetros não devem subir muito, com pequenas variações acima da média. Isso se deve ao retorno mais consistente das chuvas, que ajudará a equilibrar o calor, explica a Climatempo.
🌧️🌂E as chuvas devem ficar abaixo da média durante a primavera. A principal explicação para essa tendência é a condição do Oceano Pacífico, que está mais frio do que o habitual, um fator que historicamente impacta negativamente o volume de chuvas no estado, segundo a Climatempo.
Em setembro, o tempo deve começar seco. Para outubro, é previsto a volta das chuvas. Mesmo assim, em um cenário bem diferente do registrado em 2023, como lembra a meteorologista Ludmilla Pochmann.
“Ano passado nós passamos por um El Niño histórico. Foi um dos El Niños mais intensos da história, e esse ano nós estamos num período de neutralidade, nos encaminhando para uma La Niña, e se isso se configurar, talvez nós tenhamos o final de primavera e o início de verão de 2025 mais seco do que o normal”, projeta.
Leia também: Como será a primavera no Brasil
Tarde de primavera em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
La Niña
❄️O La Niña ocorre quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Ele é estabelecido quando há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano. O fenômeno acontece a cada 3 ou 5 anos.
Atualmente, o Oceano Pacífico está na chamada fase neutra, quando não há atuação de nenhum dos dois fenômenos.
Segundo o relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) divulgado no dia 11 de setembro, há 60% de chance da consolidação do La Niña entre outubro e novembro.
Apesar da previsão de instalação do fenômeno, a tendência é que ele seja de fraca intensidade. Isso porque o aquecimento dos oceanos, de maneira geral, devem amenizar os efeitos do La Niña.
Primeiro dia de primavera em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.