RS libera formulário para empresas registrarem perdas por chuvas

O governo do Rio Grande do Sul liberou nesta segunda-feira (13) um formulário para empreendedores registrarem perdas decorrentes das chuvas que atingem o estado desde o dia 29 de abril.

A coleta de dados visa mensurar o prejuízo para as pessoas jurídicas e buscar recursos para apoiar a categoria. Empresas de todos os portes podem responder à pesquisa.

“Os impactos são altíssimos, então precisamos fazer esse trabalho coordenado para ter a maior precisão possível. Vamos a campo a partir desta segunda para levantar as informações”, explica Ernani Polo, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A pesquisa é promovida pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor, liderado Sedec, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS).

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o impacto das cheias é “avassalador”, com perdas “inestimáveis” até o momento.

Segundo a Fiergs, os 447 municípios atingidos pelas enchentes representam 95% dos estabelecimentos industriais, 96% dos empregos industriais, 97% das exportações da indústria de transformação e 97% da arrecadação de ICMS com atividades industriais.

Como acessar o formulário

O link para o formulário será enviado para os empreendedores com negócios no estado e também está disponível no portal do governo gaúcho.

A pesquisa solicita a identificação da empresa — além do CNPJ, é solicitado o porte, número de colaboradores e área de atuação — uma avaliação do impacto aos negócios e a estimativa de prejuízo.

Com o formulário, o governo também busca saber se o empreendedor tem conhecimento sobre linhas de crédito disponíveis e se elas serão necessárias para a retomada da empresa.

Questões logísticas também estão entre as perguntas do documento. A Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada da Sedec, vai auxiliar o processo fazendo o cruzamento de dados para ter um panorama da situação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em RS libera formulário para empresas registrarem perdas por chuvas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.