Tudo sobre Grêmio x Flamengo

Neste final de semana, na Arena, aconteceu um dos maiores clássicos do Brasil. Grêmio e Flamengo se enfrentaram às 18h30 deste domingo, em Porto Alegre, em jogo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Grêmio e Flamengo já se enfrentaram 107 vezes, com um histórico bastante equilibrado. O Flamengo tem uma ligeira vantagem, somando 37 vitórias (37%), enquanto o Grêmio venceu 36 vezes (34%). Além disso, 34 partidas (32%) terminaram empatadas.

O Grêmio, que vive situação complicada na tabela, não vencendo há duas partidas, voltou a se aproximar da zona de rebaixamento e está na 14ª posição, com 28 pontos, apenas três de distância para a primeira equipe no Z-4.

Por outro lado, o Flamengo, ocupando a quarta colocação, pretendia vencer o Grêmio para se consolidar no G-4 e manter vivas as chances de título no Brasileirão. Os cariocas chegaram bastante pressionados após derrota para o Peñarol em casa, na partida de ida entre os times pelas quartas de final da Copa do Brasil. Por isso, direção e comissão técnica decidiram por deixar 12 jogadores no Rio de Janeiro de olho na partida de volta. São eles Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro, Erick Pulgar, Léo Ortiz, De la Cruz, Arrascaeta, Gerson, Plata e Bruno Henrique.

Foi a segunda partida realizada na Arena do Grêmio desde que o estádio gremista foi reaberto após a enchente que atingiu Porto Alegre em maio. A capacidade de público ainda não foi total, mas será ampliada de 12,7 mil torcedores para 24 mil torcedores.

Sem Renato, suspenso pelo STJD, e com a afastamento do auxiliar Alexandre Mendes por suspeita de violência doméstica, o Grêmio foi comandado pelo auxiliar Marcelo Salles neste domingo. Em campo, o time teve mudanças na defesa. Gustavo Martins e Kannemann formam a dupla de zaga nos lugares de Jemerson, suspenso, e Rodrigo Ely, com desconforto muscular.

A última vez que Grêmio e Flamengo se enfrentaram foi no primeiro turno do Brasileirão 2024, com o time rubro-negro vencendo na condição de mandante por 2 a 1.

O Grêmio, do técnico Marcelo Salles (interino) trouxe Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Estiveram fora Rodrigo Ely, Pavon, André Henrique, Du Queiroz e Fabio (lesionados); Jemerson (suspenso). O tricolor gaúcho teve também como pendurados Du Queiroz, Reinaldo e Villasanti.

O time do Flamengo, técnico Tite terá Matheus Cunha, trouxe Wesley, David Luiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo, Matheus Gonçalves, Alcaraz, Lorran e Carlinhos. Ficaram fora: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro, Erick Pulgar, Léo Ortiz, De la Cruz, Arrascaeta, Gerson, Plata e Bruno Henrique, todos poupados. Pedro, Everton Cebolinha e Viña, fora da temporada. Michael (coxa direita) e Luiz Araújo (joelho direito), além de Gabigol, que não viajou. O Rubro Negro teve ainda como pendurados Carlinhos e Léo Ortiz.

Arbitragem

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
  • Assistente 1: Neuza Ines Back (Fifa-SP)
  • Assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
  • Quarto árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araújo (SP)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.