Trecho da BR-116 é interditado após pilastra de ponte sobre o Rio Caí ceder por causa das chuvas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição total da ponte sobre o Rio Caí no km 174 da BR-116. O bloqueio para veículos e pedestres ocorre em virtude do risco de cedição das pilastras e fissuras na pista, além de um espaçamento maior entre os apoios da estrutura da ponte. A estrutura é uma via de acesso entre as localidades do interior dos municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Técnicos da autarquia estão no local para avaliar o impacto. O trecho está devidamente sinalizado. O bloqueio preventivo se dá também pela nova cheia do Rio Caí, que está 6 metros acima do nível neste domingo.

Gramado

Uma rua no bairro Piratini, em Gramado, na Serra Gaúcha, desmoronou no final de semana após o excesso de chuvas provocar a cedência do asfalto. Os moradores precisaram deixar às pressas suas residências devido ao risco de desabamento das estruturas comprometidas.

Pelo menos 974 pessoas ficaram desalojadas na cidade turística em decorrência das fortes precipitações que assolam o estado nos últimos 10 dias. Cinco bairros de Gramado foram afetados, com diversas casas tendo suas bases enfraquecidas pela infiltração da água.

O desmoronamento ocorreu na rua Henrique Bertoluci, localizada no nobre e residencial bairro Piratini, próximo ao centro de Gramado. O incidente reflete os riscos inerentes à região montanhosa da Serra, onde o relevo acidentado e as altitudes elevadas aumentam drasticamente a possibilidade de deslizamentos de terra e encostas durante períodos de chuvas intensas.

Tragicamente, as enchentes no Rio Grande do Sul já vitimaram 7 pessoas apenas em Gramado nos últimos 10 dias, segundo dados alarmantes divulgados pelas autoridades locais. O número de mortes relacionadas aos deslizamentos de terra e às inundações segue crescendo no Estado, que enfrenta uma severa crise causada pelo alto volume de precipitações.

As equipes de resgate e assistência social atuam para prestar apoio aos desabrigados e restabelecer a segurança nas áreas afetadas. A Defesa Civil recomenda cautela redobrada à população enquanto os níveis dos rios permanecerem elevados.

Balanço

Chegou a 147 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O último balanço da Defesa Civil foi divulgado na noite dessa segunda (13). O número de municípios afetados é de 450 de um total de 497.

Segundo o relatório, o Estado contabiliza 806 feridos e 127 desaparecidos. Ao todo, 2.124.203 pessoas foram afetadas, sendo que 538.245 estão desalojadas e 77.405 permanecem em abrigos.

Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 76.470 pessoas e 10.814 animais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.