Fepam emite licença para construção de uma ponte sobre o Rio das Antas, na Serra Gaúcha

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença Única que viabiliza o início das obras para a construção da ponte sobre o Rio das Antas, na divisa entre os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua, na Serra, que tem como empreendedor a prefeitura de Nova Roma do Sul. A ponte terá 170,46 m de comprimento e largura total de 10,95 m, contando com duas pistas de rolamento.

A emissão foi nessa terça-feira (8). De acordo com Mônica Barbosa, chefe da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental (Disa) da Fepam, a obra vai proporcionar uma importante alternativa de ligação entre os municípios da região, onde atualmente a travessia é feita por meio de uma balsa.

A solicitação da licença foi realizada pelo empreendedor em 26 de junho deste ano. O local foi vistoriado pela Fepam em 3 de julho e, na sequência, em 3 de setembro, foi enviado um ofício à prefeitura do município solicitando alguns ajustes. A prefeitura retornou com as demandas solicitadas em 26 de setembro e a Fepam realizou nova análise até a liberação da licença, em 8 de outubro. Todo o processo ocorreu em menos de quatro meses.

Preservação ambiental

“A Fepam esta empenhada em atender às demandas dos projetos garantindo a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, e visando a redução dos prazos de análise, sem comprometer o resultado”, afirma Gabriel Ritter, diretor técnico da Fepam.

O documento contendo as condições, restrições, orientações sobre a preservação e conservação ambiental do local, sobre a intervenção em vegetação nativa e manejo florestal, assim como outros detalhes, está disponível no site da Fepam e no Sistema SOL, solicitação número 138367.

Em abril de 2024, a prefeitura de Nova Roma do Sul declarou que tinha expectativa de que as obras da ponte fossem  iniciadas ainda no corrente ano de 2024. “Essa conquista representa não apenas a realização de um sonho de décadas para a população local, mas também um marco histórico na integração e no fortalecimento das relações entre as comunidades de Nova Roma do Sul e Nova Pádua”, destacou a prefeitura. A obra é estimada em R$ 13,5 milhões.

A administração municipal “reafirma seu compromisso com a transparência, a eficiência e a participação popular em todas as fases desse projeto de grande relevância para o desenvolvimento regional. A ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua é um elo que unirá pessoas, oportunidades e progresso. A Prefeitura continuará empenhada em tornar esse sonho uma realidade tangível para todos os cidadãos.”, foi dito por meio do portal de notícias da prefeitura.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.