Atletas mortos em acidente no PR ganharam sete medalhas em Campeonato Brasileiro


Sete atletas, de 15 a 19 anos, integram Projeto Remar para o Futuro, referência em revelar novos atletas da modalidade olímpica. Estudantes da rede municipal participam das atividades. Carreta tomba sobre van e mata pelo menos seis adolescentes na BR-376
PRF
Os atletas mortos em acidente em Guaratuba, no Paraná, integram o projeto Remar para o Futuro, de Pelotas, no RS, e conquistaram sete medalhas no Campeonato Municipal de Remo Unificado.
A iniciativa treina talentos do remo, na modalidade olímpica, e virou referência ao revelar cerca de 60% dos atletas de base que participaram das seleções brasileiras nos últimos anos, conforme informou reportagem do Globo Esporte em 2022.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nove pessoas morreram e duas foram encaminhadas para o hospital de Joinville, em Santa Catarina, com ferimentos leves. Dos mortos, estão o idealizador do projeto, Oguener Tissor, e sete remadores, que tinham entre 15 e 19 anos. Até a mais recente atualização desta reportagem, as identificações das vítimas não tinham sido divulgadas oficialmente.
Uma van que saiu de São Paulo com os atletas de remo e retornava para o município gaúcho foi atingida por uma carreta na noite de domingo (20).
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de sete dias e se encontrou com familiares na manhã de segunda (21).
O projeto é realizado em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura. A iniciativa tem por objetivo a socialização de alunos da rede pública municipal por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas. No campeonato brasileiro de remo, realizado em São Paulo no último final de semana, os atletas conquistaram medalhas.
O governador Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, disse. (Leia a íntegra abaixo)
Carreta tomba sobre van e mata pelo menos seis atletas na BR-376 no Paraná
O que se sabe sobre o acidente
A PRF informou que a carreta perdeu os freios e colidiu na traseira da van. Com o impacto, a van bateu em outro carro, rodou na rodovia e, em seguida, foi arrastada para fora da pista pelo caminhão que tombou sobre ela. Veja abaixo o local do acidente.
O condutor da carreta, de 30 anos, teve ferimentos leves. O motorista do carro não se feriu.
Um adolescente de 17 anos foi resgatado com ferimentos leves e levado, junto com o motorista da carreta, para o Hospital São José, em Joinville (SC).
Local do acidente onde nove membros de equipe de remo morreram após carreta tombar sobre van no Paraná
Artes/g1
Manifestação do governador Eduardo Leite
Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.
Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.
Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso.
Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.