Nova ponte do Guaíba é bloqueada após barcos baterem na estrutura e alta do nível do Rio Jacuí


Rio Grande do Sul é atingido por temporais desde segunda-feira (3). Barcos colidem contra nova ponte do Guaíba em Porto Alegre
João Praetzel/GZH
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou o trânsito sobre a nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (3). De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os motivos são a alta do nível do Rio Jacuí e “avarias aparentes”. Duas embarcações colidiram contra a estrutura.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a PRF, não há previsão de liberação. A água atinge a beira da ponte após as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). As embarcações, dois rebocadores, estão encostados na travessia.
Conforme a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, os dois rebocadores, que ficam atracados na região para seguir caminho para o polo petroquímico, se soltaram, ficaram à deriva e bateram contra a ponte.
O motivo de não haver vigias para supervisionar as embarcações é investigado. Os proprietários já foram identificados: são de empresas de Santa Catarina. Um rebocador foi acionada para auxiliar na remoção.
Como a antiga ponte do Guaíba também foi bloqueada, não há ligação terrestre entre Porto Alegre e a Região Sul do Estado. O caminho deve ser feito via BR-448.
Na Região Norte, o acesso à Cachoeirinha pela Avenida Assis Brasil também está fechado por causa de alagamentos.
Mesmo sem estar pronta, a nova ponte do Guaíba foi inaugurada em dezembro de 2020. A obra já custou R$ 779 milhões aos cofres públicos.
Água atinge nova ponte do Guaíba em Porto Alegre
Jocimar Farina/GZH
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.