Vídeo: Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul


Dez bombeiros militares foram enviados, na última sexta-feira (10), para ajudar nas ações humanitárias, resgates e salvamentos em São Leopoldo. Além dos resgates, equipes do CBMEPI realizam rondas e entregam água, alimentos e materiais de higiene. Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS
Dez bombeiros militares do Piauí foram enviados para ajudar nas ações humanitárias, resgates e salvamentos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em meio à tragédia ambiental no estado. As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao Sul do país na última sexta-feira (10).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Vídeos divulgados pelo CBMEPI (assista acima) registram a atuação dos bombeiros na retirada de pessoas e animais ilhados em áreas de inundação. Até segunda-feira (13), cerca de 54 famílias foram ajudadas e 30 animais foram resgatados pelos profissionais do Piauí.
Nas gravações, os bombeiros usam canoas para resgatar famílias e cachorros ilhados em destroços de casas e veículos.
Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS
Divulgação/CBMEPI
Outras ações incluem salvamento de pessoas presas nos andares de cima de suas residências, enquanto a água avança rapidamente. Os profissionais utilizam cordas para escalar os prédios e retirar os moradores em segurança.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além dos resgates, as equipes do CBMEPI têm se revezado em turnos para realizar rondas ostensivas e entrega de água, alimentos, materiais de higiene e ração para os moradores de São Leopoldo atingidos pelas enchentes.
“O momento pede atenção, pois o nível das águas aumentou devido às últimas chuvas e existe a previsão de uma frente fria. Continuaremos fazendo o possível para auxiliar a população da região”, apontou o comandante da operação, capitão Arlindo Júnior.
LEIA TAMBÉM:
Piauiense que mora no RS mudou de casa 3 vezes em 3 dias para escapar de enchentes: ‘aconteceu muito rápido’
Correios e outros estabelecimentos são ponto de coleta para doações a atingidos por enchentes no RS; veja onde doar em Teresina
Como a tecnologia está sendo usada para ajudar vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS
Divulgação/CBMEPI
Situação das chuvas no RS
Segundo o último boletim da Defesa Civil do RS, divulgado na terça-feira (14), o estado registrava 149 mortes em razão dos temporais e cheias. São 112 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Além disso, o RS soma 617 mil pessoas fora de casa – número maior do que a população de oito capitais brasileiras.
A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, que aumentou a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 5,22 metros às 6h15 desta quarta-feira (15). Às 8h15, o nível era de 5,19 metros. A água recuou em algumas ruas da capital gaúcha.
Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas, no RS
REUTERS/Amanda Perobelli
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.