Lula diz não ter “noção que tinha tanta gente negra no Rio Grande do Sul”

Em discurso nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter ficado impressionado com o tamanho da população negra no Rio Grande do Sul, enquanto assistia a reportagens que acompanham a situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas no estado.

“É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no ‘Fantástico’ apareceu muita gente. Eu falei: ‘não é possível’. Aí a Janja me falou: ‘é porque são os mais pobres, é porque moram nos lugares mais arriscados de ser vítima dessas coisas’”, afirmou.

A surpresa do presidente está relacionada com o fato de a região Sul ser a que possui maior proporção de brancos no país, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Censo de 2022, o Rio Grande do Sul é o estado que possui a maior proporção de pessoas que se declaram brancas (78,4%) no Brasil.

Lula visitou novamente o estado nesta quarta para anunciar medidas do governo federal para socorrer a população gaúcha após as fortes chuvas e enchentes que atingiram centenas de municípios.

Até o momento, as autoridades confirmam a morte de 149 pessoas, além de 108 desaparecidos, desde o início das fortes chuvas e cheias no Rio Grande do Sul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz não ter “noção que tinha tanta gente negra no Rio Grande do Sul” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.