UPF: Acampamento da Criança com Diabetes promove orientação e troca de experiências entre as famílias

São quatro dias de programação intensa, lúdica e divertida, mas com objetivos muito importantes e sérios: promover conhecimento sobre a diabetes, orientar crianças com essa condição sobre o autocuidado e proporcionar a troca de informações e experiências entre pacientes, seus pais e familiares. Realizado há 10 anos pela Universidade de Passo Fundo, o Acampamento da Criança com Diabetes reúne 48 famílias que estão acampadas no campus da instituição desde a quinta-feira (07), e ficam até o domingo (10). Elas participam de luau, festa à fantasia, dança, música e show de talentos. Também são realizadas atividades específicas para quem tem Diabetes tipo 1, como exame de fundo de olho, contagem de carboidratos e ações em diferentes áreas, como odontologia, nutrição e psicologia.

Famílias que participaram do evento nos anos anteriores relatam mais independência e naturalidade por parte das crianças para enfrentar a doença depois da convivência com outros pacientes. “A gente teve uma conversa com os pais, e muitos trouxeram a mesma informação: depois do acampamento, meu filho começou a fazer insulina sozinho, meu filho começou a contar os carboidratos, que não contava antes, começou a querer usar bomba de insulina. Então, essa troca, visualizar como outras crianças manejam o diabetes, faz com que cada um também melhore o seu tratamento”, explica Pércio Stobbe, professor da UPF que junto com o colega Raphael Loureiro coordena a iniciativa.

Todas as atividades são gratuitas para os participantes. A ação é parte de um projeto de extensão da UPF e é realizada em parceria com o Lions Clube e com o Hospital São Vicente de Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.