Aumento do nível de rios e arroios após chuva deixa comunidades isoladas no Litoral Norte do RS


Em Maquiné, três comunidades ficaram ilhadas e sem energia. Defesa Civil de Caraá também registrou impactos após chuva. Rio transborda em Maquiné
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a noite de segunda-feira (18) provocou impactos, principalmente no Litoral Norte. O aumento do nível de rios e arroios deixou comunidades isoladas. Em junho de 2023, a região foi atingida por um ciclone extratropical, causando 16 mortes.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Maquiné, a Defesa Civil afirma que três comunidades ficaram ilhadas e sem fornecimento de energia: Linha Pedra de Amolar, Linha Forqueta e Linha Encantada. Apesar disso, a situação é considerada dentro da normalidade, diz o órgão.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um volume acumulado de chuva de 98 milímetros em 24 horas na cidade, que tem 7,5 mil habitantes.
O nível do Rio Caraá, no município que leva o mesmo nome, também subiu, deixando moradores preocupados. Segundo a Defesa Civil, a chuva elevou os arroios e impediu a travessia em algumas barragens. O órgão recomendou cuidado no trânsito nas estradas municipais.
A Defesa Civil do RS havia alertado, no início da semana, para a previsão de acumulados entre 140 e 190 milímetros no Litoral Norte, além de risco para inundação nas bacias dos rios Mampituba e Tramandaí. O órgão estadual não havia recebido relatos de danos até a atualização mais recente desta reportagem.
Transbordamentos em Maquiné
Defesa Civil de Maquiné/Divulgação
Ciclone extratropical de 2023
Um ciclone extratropical atingiu a região entre 15 e 16 de junho de 2023, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre afetou 2 milhões de pessoas, deixando 3,2 mil desabrigados e 4,3 mil desalojados, com destruição em mais de 40 cidades.
Do total de 16 mortos, cinco eram de Caraá e três de Maquiné. As características topográficas do município chamam atenção: apesar de pertencer ao Litoral Norte, Caraá está localizado entre a serra gaúcha e o litoral, em um território com características de vale e cercado por rios, incluindo a nascente do Rio dos Sinos e o Rio Caraá. A cidade também tem relevo acidentado, com encostas e cascatas especialmente próximo ao limite com Riozinho.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.