Saiba como funciona o atendimento odontológico domiciliar em Porto Alegre

Pessoas impossibilitadas de acessar sua unidade de saúde – com restrições de deslocamento e acamados – passam a receber atendimento odontológico domiciliar nas regiões dos bairros Cruzeiro, Glória, Cristal, Santa Tereza e Centro – que integram a Coordenadoria Oeste de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Por meio de consultório odontológico portátil, o serviço iniciou no território da Clínica da Família Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, de forma a ampliar o acesso ao tratamento preventivo de cura. A região norte de saúde já conta com o serviço desde o início de agosto.

O primeiro atendimento do consultório odontológico portátil foi realizado no paciente Paulo Ricardo Alves dos Santos, 31 anos. A extração de um dente foi realizada pela dentista Tuany Schmidt, com o apoio da responsável técnica Fabiane de Oliveira e da agente comunitária de saúde Ana Flávia da Silva Castro, sob a coordenação do secretário municipal de Saúde Fernando Ritter.

A aquisição do aparelho e operação do serviço foi viabilizada por emenda parlamentar de R$ 277 mil, ampliando o acesso à saúde bucal para quem mais precisa por pelo menos um ano. Como parte do projeto, ações de promoção de saúde bucal serão realizadas mensalmente em diferentes locais da cidade, conforme a demanda da população.

O equipamento é composto por uma maleta de fácil transporte, com alta e baixa rotações, seringa tríplice, ultrassom, fotopolimerizador e sugador. Inicialmente, as consultas domiciliares serão realizadas à população atendida pela unidade, sendo ampliadas a pacientes de unidades da Coordenadoria Oeste que ainda não possuem equipes de saúde bucal.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira. Para solicitar atendimento domiciliar, o contato pode ser feito exclusivamente por pacientes (ou familiares e responsáveis) da Clínica da Família Moab Caldas (avenida Moab Caldas, 400) e demais territórios da região pelo (51) 3289-4070 (WhatsApp). A dentista vai avaliar o caso e a possibilidade de realização de atendimento.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é que tenha ao menos um equipamento por coordenadoria de saúde. “O acesso à saúde bucal é essencial em todas as regiões da cidade, e serviços como este garantem cuidado e dignidade para quem mais precisa”, destaca o secretário.

Zona Norte

O serviço iniciou no território da Unidade de Saúde Santa Rosa, no bairro Rubem Berta, e já se estendeu para o território da Unidade de Saúde Asa Branca. O serviço é realizado em dois turnos por semana, priorizando os casos com maior urgência.

Para solicitar atendimento domiciliar, o contato pode ser feito exclusivamente por pacientes (ou familiares e responsáveis) da Unidade de Saúde Santa Rosa e demais territórios da Zona Norte pelos telefones (51) 3367-1662 (WhatsApp), 3289-5564, 3289-5667. O posto fica na rua Donario Braga, s/nº esquina com a rua Heitor Souto, no bairro Rubem Berta e funciona das 7h às 19h.

*Com a informação PMPA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.