Operação Luneta: PF encontra roteiro e descrições detalhadas para o Golpe de Estado em pen drive de um Militar “Kid Preto”

A Polícia Federal encontrou um pen drive com informações sobre um golpe de Estado, apreendido com o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, das Forças Especiais “kids pretos”. A investigação integra a Operação Luneta, que investiga atos antidemocráticos, e teve o sigilo derrubado nesta semana por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O material descreve a criação de um gabinete central e gabinetes estaduais de crise, além de medidas como a convocação das Forças Armadas e a prisão de ministros do STF. Entre os objetivos, o plano previa descredibilizar o sistema eleitoral por meio de narrativas de fraude, com foco na prisão de Alexandre de Moraes. A estratégia incluía também respaldo jurídico coordenado com o Superior Tribunal Militar (STM).

Em paralelo, foi descoberto na sede do Partido Liberal (PL) um discurso redigido para justificar o golpe. O texto critica o STF e defende medidas autoritárias para “restaurar a ordem”. A PF concluiu que o documento reforça o vínculo entre o plano e os círculos próximos a Jair Bolsonaro.

As investigações ligam o plano a uma tentativa de ruptura democrática, com 37 indiciados, incluindo o ex-presidente Bolsonaro. A PF ressalta o uso de argumentos falsos sobre vulnerabilidade no sistema eleitoral para justificar as ações golpistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.