A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta semana o projeto de lei que determina a implementação de sinalização de trânsito especial nas áreas escolares da cidade.
A sinalização deverá orientar os motoristas quanto à redução de velocidade, à velocidade máxima permitida, ao perímetro escolar, à travessia de alunos especiais, aos símbolos de acessibilidade e à proibição de buzinar.
A proposta define como símbolos de acessibilidade, a serem contidos na sinalização, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual e deficiência visual.
Conforme o projeto, de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), são consideradas áreas escolares o entorno de instituições públicas ou privadas de ensino infantil, fundamental, médio ou superior.
“O projeto tem por objetivo proteger os alunos e seus familiares durante a circulação nas áreas escolares. A principal finalidade dessa matéria relativa à gestão de segurança viária é proteger os pedestres, principalmente as crianças, que, por serem mais vulneráveis, necessitam de uma atenção maior quanto ao trânsito. Além disso, assim como nas áreas hospitalares, o projeto visa conscientizar os condutores para a poluição sonora, pois muitos alunos neurodiversos sentem-se incomodados com o barulho que, em alguns casos, podem ocasionar crises e até mesmo acidentes”, explicou o vereador.