Suspeito de fraudes com músicas sertanejas é preso em Passo Fundo

Um homem foi preso nesta quinta-feira (5) no Aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, durante operação do Ministério Público de Goiás (MPGO) para combater fraudes no mercado musical sertanejo. A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga crimes contra compositores que tiveram suas obras indevidamente registradas e divulgadas.

De acordo com o MPGO, os suspeitos obtinham amostras de músicas enviadas pelos autores a músicos e produtores. Esses arquivos eram então publicados nas plataformas digitais com nomes fictícios ou de artistas inexistentes, utilizando dados de terceiros. O esquema gerava lucros com visualizações, direcionando os valores para contas bancárias controladas pelos envolvidos.

Impactos do esquema

O MP revelou que cerca de 400 músicas foram alvo das fraudes, acumulando mais de 30 milhões de visualizações. O prejuízo estimado aos compositores legítimos é de aproximadamente R$ 6 milhões. Entre as vítimas estão artistas renomados, incluindo um com mais de 100 milhões de visualizações em seu catálogo original.

Os investigados usavam inteligência artificial para criar capas de faixas fraudulentas nas plataformas de streaming. Além disso, a operação identificou crimes de falsa identidade e estelionato contra agregadoras de música.

Operação e apreensões

A operação teve desdobramentos em Recife e no Rio Grande do Sul. Além da prisão do suspeito, houve bloqueio de bens, apreensão de veículos e criptomoedas. A investigação segue em sigilo, e novos depoimentos serão colhidos. O material apreendido ainda passará por análise para aprofundar as apurações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.