Pontos emergenciais no RS receberão resíduos e serão responsáveis pelo descarte correto

Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Mundial da Reciclagem. Com a água baixando, a limpeza começou no Rio Grande do Sul e deve se estender por mais dias e o que não falta por lá é entulho. Apenas Porto Alegre já removeu mais de 120 toneladas de lixo em apenas dois bairros da capital que precisam ter a destinação correta para impedir a contaminação do solo e do lençol freático. Quatro pontos emergenciais receberão resíduos e serão responsáveis pelo descarte. Em todo o brasil, o lixo ainda é um grande poluidor: são 82 milhões de toneladas de resíduos produzidos no país e apenas 4% por cento são reciclados. Todo o resto vai para aterros controlados, lixões clandestinos e a céu aberto ou nas ruas e praças das cidades. É importante ressaltar que plástico, papel, papelão, vidro e metais têm muito valor para serem jogados fora. Além de evitar a poluição, a reciclagem impede que novos recursos naturais sejam retirados do planeta, cria ainda novas empresas responsáveis pelo destino desse material ou que usam matéria-prima secundária, o que fortalece a economia como um todo, além de ser uma importante atividade social e para a geração de renda, como os catadores, por exemplo. O alumínio por exemplo, após fundido, pode ser usado na fabricação de um novo produto.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Muitas cidades não têm sistema de coleta seletiva e o mercado para absorver o material reciclado ainda não está estruturado no Brasil. É necessário criar programas que incentivem a reciclagem pela população e pelas empresas. 

estragos após a inundação na avenida Padre Cacique, na altura do entorno do Estádio Beira-Rio,

Limpeza após enchente no RS é a primeira ação de reconstrução; Pontos de coleta vão receber entulho / foto: GILMAR ALVES /ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.