Tomadas por lama, cidades do Vale do Taquari enfrentam dificuldades para restabelecer serviços e acessos após enchente


Em Lajeado, água já baixou, mas lama dificulta acesso a algumas moradias. Encantado Abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica está sendo restabelecido na região. Após água baixar, trabalho é para reconstruir cidades como Encantado
Com a redução das enchentes no Vale do Taquari, os municípios afetados agora enfrentam outros desafios para retomar a vida.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Lajeado o nível da água baixou, no entanto alguns moradores ainda não conseguiram voltar para suas casas devido a quantidade de lama no local. A população relata dificuldade para mover o barro acumulado. Móveis e pertences também se acumulam nas ruas. Imagens mostram um carro coberto pela lama.
Lajeado em 16 de maio de 2024
Nelson ALMEIDA / AFP
Já em Encantado, na quinta-feira (16), as equipes da prefeitura trabalharam na região de Barra do Coqueiro para restabelecer os acessos à casas que ficam na zona rural.
Vários trechos que levam ao interior do município seguem bloqueados. O abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica está sendo restabelecido na região.
Começa a limpeza no município de Encantado
Prefeitura de Encantado
Chegou a 153 o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio.
Casas após as enchentes que atingiram Lajeado
Reprodução/ RBS TV
São 617 mil pessoas fora de casa. Deste total, 540,1 mil estão desalojados (em casas de amigos ou parentes) e 77,2 mil foram acolhidos em abrigos.
Alagamento em Porto Alegre
REUTERS/Diego Vara
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.