Servidores do Ibama são afastados por suspeita de desvio de aves em recuperação para criadores privados no RS


Operação deflagrada nesta terça-feira (10) contra destinação ilegal de animais abrigados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Animais abrigados no Cetas eram desviados para vendedores privados, segundo Polícia Federal
Divulgação/Polícia Federal
Dois servidores do Ibama foram afastados de suas funções, nesta terça-feira (10), por suspeita de integrarem um esquema de destinação ilegal de animais abrigados no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) após operação da Polícia Federal em Porto Alegre, com participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Os nomes e os cargos dos afastados não foram divulgados.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a investigação, os animais, capturados e encaminhados para a reabilitação no Cetas antes de serem devolvidos à natureza, eram levados para a criadores comerciais, com o fim de serem vendidos, o que, segundo a Polícia Civil e o Ibama, é ilegal.
Entre os animais desviados, estava um gavião real, também conhecido como harpia, espécie em extinção no RS. Além de outros animais, como araras e papagaios.
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos envolvidos, em Porto Alegre e em Arroio do Meio. Criadouros de aves são investigados em Minas Gerais e São Paulo.
“Existia um particular que atuava junto com dois servidores, que oferecia esses animais e eles tinham interesse em se tornar criadores comerciais. Então eles ficaram com esses animais com a promessa de que seria regularizada a situação deles”, explica a delegada de Polícia Federal, Jeanie Tufureti.
Para viabilizar o esquema, um dos servidores inseria informações falsas no sistema do Ibama, legalizando o empreendimento, explica a PF.
A Polícia investiga o que os envolvidos recebiam em troca da participação no esquema. “A gente está em investigação ainda, temos quebra de sigilo bancário, estamos investigando o recebimento de vantagem pecuniária e dinheiro mesmo”.
Animais apreendidos em operações
Os animais que eram desviados pelo esquema haviam sido apreendido em operações ou levados após captura.
“O Cetas exerce um papel fundamental na reabilitação, na destinação dos animais, com certeza os servidores que estão lá são muito bem preparados e a gente está investigando justamente para conseguir que eles exerçam o papel deles, que é fundamental”, esclarece a delegada.
“Os Centros de Triagem de Animais Silvestres desempenham um papel essencial na conservação da biodiversidade, realizando a recepção, a triagem, a identificação, a recuperação e a reabilitação de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, resgates ou apreensões relacionadas ao tráfico. Esses centros devolvem à natureza milhares de animais todos os anos, reafirmando seu papel na luta contra crimes ambientais”, afirma, em nota, o Ibama. Leia a íntegra abaixo.
Nota do Ibama
Ibama, PF e Sema deflagram operação contra o tráfico de animais silvestres
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal (PF) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul deflagraram, nesta terça-feira (10/12), uma operação para combater o tráfico de animais silvestres nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A operação incluiu fiscalizações em dez criadouros de fauna e criadores amadoristas de pássaros silvestres identificados como envolvidos em atividades ilícitas.
A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão, abrangendo residências e locais associados aos investigados.
As investigações revelaram que criadouros envolvidos recebiam do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) animais silvestres ilegalmente para integrar seus plantéis. Ainda, foram identificados dois servidores do Ibama e um terceiro envolvido, que ofereciam animais desviados do Cetas sob a justificativa de se tratar de um processo de reabilitação para futuros criadores comerciais.
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres desempenham um papel essencial na conservação da biodiversidade, realizando a recepção, a triagem, a identificação, a recuperação e a reabilitação de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, resgates ou apreensões relacionadas ao tráfico. Essescentros devolvem à natureza milhares de animais todos os anos, reafirmando seu papel na luta contra crimes ambientais.
O Ibama destaca seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a conservação da biodiversidade, reforçando a importância de suas ações estratégicas e rigorosas no combate aos crimes ambientais. Ao mesmo tempo, a instituição adota uma postura firme contra qualquer desvio de conduta, reafirmando sua dedicação à transparência, ética e à integridade institucional.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.