Abaixo-assinado pede suspensão de homenagem a líder do MST na Assembleia


Deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) protocolou documento com 25 mil adesões. Proposta de conceder medalha a João Pedro Stédile partiu do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) e foi aprovada pela mesa diretora do Parlamento Plenário 20 de Setembro no Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.
Reprodução/ RBS TV
Um abaixo-assinado com 25 mil adesões pedindo a suspensão da homenagem a João Pedro Stédile na Assembleia Legislativa do RS foi protocolado na manhã desta segunda-feira (9) pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). A proposta de conceder a medalha do Mérito Farroupilha ao líder do MST partiu do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) e foi aprovada pela mesa diretora do Parlamento.
Autor da proposta, o deputado petista argumenta que o líder do MST atuou na organização de trabalhadores rurais, sindicatos e participou da fundação do movimento, além de citar livros dos quais é autor ou co-autor, títulos e outras homenagens recebidas pelo economista.
“Sob a liderança que ele [João Pedro Sstédile] exerce no MST, trago alguns dados: o movimento transformou o Rio Grande do Sul em referência na agricultura sustentável, sendo o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, com safras anuais de 16 mil toneladas. Além disso, o MST em todo o Brasil produz diariamente 7 milhões de litros de leite, envolvendo diretamente 10 mil famílias e impactando economicamente outras 40 mil”, afirma Adão Pretto Filho
Ao apresentar o abaixo-assinado, o deputado Capitão Martim argumenta que as 25 mil adesões “demonstram a total indignação da população a essa homenagem a um líder de movimento conhecido por invasões e táticas criminosas” e que se trata de um “total desrespeito aos gaúchos” no momento em que o estado enfrenta “problemas graves com o MST no sul do Estado, em regiões como Hulha Negra e Pedras Altas”.
Assim como também anunciou o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), Martim apresentou proposta para alterar os critérios de concessão da medalha.
O projeto de resolução proposto pelo parlamentar delega ao plenário da Assembleia Legislativa a decisão de autorizar novas homenagens. Pelas normas atuais, um deputado propõe e basta a mesa diretora autorizar, para que a medalha seja concedida.
Martim também coleta assinaturas para abrir uma CPI afim de investigar ações do MST. O blog solicitou uma posição do MST, mas não obteve retorno até a mais recente publicação desta reportagem.
VÍDEOS: Desafio Farroupilha

Adicionar aos favoritos o Link permanente.