Mudanças nas regras da aposentadoria entram em vigor em 2025

As regras de aposentadoria no Brasil, alteradas pela Reforma da Previdência de 2019, passarão por novas mudanças em janeiro de 2025. Essas alterações impactam segurados do INSS e servidores públicos que estavam no mercado de trabalho antes da reforma. Entender as mudanças é essencial para quem planeja solicitar o benefício no próximo ano.

Pontuação mínima aumenta em 2025

A regra de pontos, que combina a idade do trabalhador com seu tempo de contribuição, sofrerá ajustes. Em 2025, os homens precisarão atingir 102 pontos, enquanto as mulheres deverão alcançar 92 pontos. Além disso, é necessário comprovar um tempo mínimo de contribuição: 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Essa pontuação continuará aumentando anualmente até 2028, quando chegará a 105 pontos para homens, e 2033, com 100 pontos para mulheres.

Regra de transição com pedágio de 50%

Os segurados que, em novembro de 2019, estavam a dois anos ou menos de completar o tempo mínimo de contribuição exigido anteriormente (35 anos para homens e 30 para mulheres) podem optar pela regra de transição do pedágio de 50%. Essa modalidade não exige idade mínima, mas requer trabalho adicional equivalente a 50% do tempo que faltava para atingir o período de contribuição.

Por exemplo, um trabalhador que em 2019 precisava de mais um ano para se aposentar, agora deve completar um ano e meio de contribuição. No entanto, essa regra aplica o fator previdenciário, fórmula que pode reduzir o valor do benefício conforme a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida (atualmente, 73,1 anos para homens e 79,7 anos para mulheres).

Planejamento é essencial

Quem deseja solicitar a aposentadoria em 2025 deve avaliar cuidadosamente as novas regras e simular o impacto no valor do benefício. Com as mudanças anuais, o planejamento previdenciário tornou-se ainda mais importante para garantir o acesso ao benefício com condições favoráveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.