Líder do MST recebe homenagem da Assembleia Legislativa do RS


Concessão de medalha do Mérito Farroupilha foi motivo de debate entre deputados. Um abaixo-assinado e duas propostas de mudanças nas regras de entrega foram protocoladas por deputados contrários à condecoração. João Pedro Stédile recebeu Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do RS nesta segunda-feira (16)
Raul Pereira/Agência ALRS
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile recebeu, nesta segunda-feira (16), a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A homenagem foi motivo de debate entre deputados na última semana. Parlamentares contrários à entrega da medalha apresentaram um abaixo-assinado e protocolaram pelo menos dois projetos que alteram as regras para a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha. Entenda abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao receber a medalha, Stédile afirmou que “a Medalha Farroupilha é para todos os lutadores da reforma agrária, desde Sepé Tiaraju até o Itamar Siqueira (membro do MST), que nos deixou na semana passada”.
“Quando eu morrer cansado de tantas guerras, morrerei de bem com minha terra”, disse o homenageado.
A proposta de concessão da medalha foi protocolada pelo deputado Adão Pretto Filho (PT) e foi aprovada pela mesa diretora da casa no início do mês. “É o dia que um lutador social, reconhecido não só no estado, mas no Brasil e no mundo ganhou a Medalha do Mérito Farroupilha”, disse o parlamentar ao entregar a medalha.
LEIA MAIS
Assembleia do RS aprova medalha do ‘Mérito Farroupilha’ a líder do MST
Abaixo-assinado pede suspensão de homenagem a líder do MST
Deputado vai propor alteração em critérios para conceder medalha
Medalha do Mérito Farroupilha foi entregue a João Pedro Stedile pelos deputados Adão Pretto Filho (PT) e Pepe Vargas (PT)
Raul Pereira/Agência ALRS
Polêmica
Um abaixo-assinado com 25 mil adesões pedindo a suspensão da homenagem chegou a ser protocolado pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). Um projeto de alteração das regras para a concessão da honraria também foi proposto pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL).
No texto, Lorenzoni sugere que a decisão deve passar pelo plenário da Assembleia. Atualmente, a medalha pode ser concedida uma vez a cada mandato de deputado a qualquer cidadão, dependendo apenas da aprovação da Mesa Diretora.
Perfil
Nascido em Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul, João Pedro Stedile é economista e ativista social. Em 1984, ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde atua até hoje como membro do coletivo da coordenação nacional do movimento. É também autor de obras sobre o tema.
Stédile já foi homenageado com medalhas semelhantes na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas de São Paulo e Minas Gerais.
Líder dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile
Reprodução/NBR
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.