“Ainda estou aqui” é pré-selecionado para o Oscar de Melhor Filme Internacional

O filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi anunciado nesta terça-feira (17) como um dos 15 pré-selecionados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A lista foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e inclui produções de diversos países, como França, Alemanha e Itália. O anúncio oficial dos cinco indicados acontece no dia 17 de janeiro, e a cerimônia de premiação será realizada em Los Angeles no dia 2 de março.

Baseado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva, o filme acompanha a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, interpretada por Fernanda Torres. A narrativa retrata a transformação de Eunice – uma dona de casa dos anos 1970 e mãe de cinco filhos – em uma das principais ativistas dos Direitos Humanos do Brasil, após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar. O roteiro, premiado no Festival de Veneza, foi escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega.

A obra tem recebido elogios da crítica internacional, destacando a atuação de Fernanda Torres e a direção de Walter Salles. Especialistas de Hollywood acreditam que o filme não só tem chances reais de figurar entre os finalistas de Melhor Filme Internacional, mas também de disputar categorias como Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Se indicado, será a primeira vez que um filme brasileiro chega à premiação desde Central do Brasil, também dirigido por Salles, em 1999.

Ainda estou aqui é uma coprodução entre Brasil e França, realizada pela VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em parceria com Globoplay, ARTE France e Conspiração, com distribuição no Brasil pela Sony Pictures. A produção já figura entre os destaques da temporada de premiações internacionais, consolidando seu lugar na corrida pelo Oscar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.