Nada de Lisboa, Roma ou Paris: conheça os melhores destinos alternativos para explorar em 2025

No ano que passou, o turismo entrou em crise. A superlotação dos principais destinos europeus, com um recorde de residências sendo usadas pelo Airbnb, fez com que a população ficasse revoltada – em Barcelona, na Espanha, grupos chegaram a jogar água nos turistas. Governos de países da Europa, e também da Ásia, decidiram impor restrições ao turismo, como taxas para entrar nas cidades ou determinação de número máximo de visitantes.

Esse cenário é responsável por uma das principais tendências para 2025, segundo o Grupo Expedia. Relatório baseado nos depoimentos e buscas de 25 mil viajantes mostrou que 63% deles pretendem deixar de lado os destinos turísticos mais procurados e apostar em locais alternativos, que merecem ser colocados no itinerário dos mais curiosos, seja pelas belas paisagens, seja pela riqueza da cultura local.

Confira abaixo a lista com os dez desses destinos alternativos preferidos pelos viajantes, segundo levantamento da Expedia.

1. Reims, França

Uma alternativa à velocidade de Paris, Reims é uma cidade refinada, acolhedora e fácil de conhecer a pé. Um ótimo passio é explorar a região dos vinhedos. Reims foi a capital francesa original, o que fica claro em seus prédios históricos grandiosos e suas catedrais góticas. A Cathédrale Notre-Dame de Reims, designada pela UNESCO, é a glória máxima da cidade: 28 reis franceses foram coroados ao longo no último milênio; os vitrais de Marc Chagall são um destaque.

2. Brescia, Itália

Rica em história e dona de uma localização privilegiada, Brescia fica no sopé dos Alpes, entre o Lago de Garda e o Lago Iseo, na Lombardia. É lá que ficam as ruínas romanas mais significativas de todo o norte da Itália. Há um castelo medieval no topo de uma colina, a bela igreja Chiesa del Santissimo Corpo di Cristo, do século 15, e galerias que foram enfeitadas desde que a cidade garantiu o status de Capital Italiana da Cultura em 2023, ao lado de Bergamo, nas proximidades. Além de curtir arte e arquitetura, dá para passar os dias ​​caminhando, navegando pelo lago ou visitando vinhedos.

3. Cozumel, México

Cancún e Playa del Carmen são cidades muito amadas na Península de Yucatán, mas esta ilha serena e situada no Caribe é um sonho para os amantes da natureza que querem mergulhar e conhecer a vida marinha. No Parque Nacional Arrecifes de Cozumel, é possível fazer mergulhos e snorkeling no recife mesoamericano. Também dá para conferir as esculturas submersas do parque de aventuras Chankanaab.

4. Santa Barbara, Califórnia

Com uma igreja icônica da Missão Espanhola, uma cena culinária fabulosa e inúmeros bares e cervejarias, esse já seria um belo destino. Junte-se a isso o cenário dramático das Montanhas Santa Ynez e dá para entender como esta cidade do surfe se transformou em um refúgio querido para os moradores de Los Angeles cansados ​​da cidade. Vale conferir a Funk Zone, onde armazéns convertidos, decorados com arte de rua, abrigam galerias independentes, lojas e vinícolas urbanas.

5. Waikato, Nova Zelândia

É para a região de Waikato, na Península de Coromandel, que vão os aventureiros de Auckland em busca de praias de areia preta, picos de surfe de classe mundial, escapadas de rafting e pastagens onduladas. Outras aventuras incluem uma excursão em cavernas subterrâneas, particularmente nas Waitomo Caves, povoadas por vaga-lumes. Raglan, um ponto de surfe mundialmente famoso, fica a cerca de uma hora de distância.

6. Girona, Espanha

A maior cidade do norte da Catalunha tem uma mistura inebriante de estilos arquitetônicos. No Bairro Antigo medieval e murado, as ruínas da fortaleza romana Força Vella e as espetaculares vilas modernistas impressionam os turistas. Da Pont de les Peixateries Velles, você terá as melhores vistas dos edifícios coloridos que ladeiam o rio Onyar. Os cinéfilos não podem perder o Museu del Cinema, um pequeno e encantador museu dedicado a filmes cult.

7. Fukuoka, Japão

Conhecida como a cidade sorridente do Japão, Fukuoka é famosa pelas lindas flores de cerejeira da primavera, pelos frutos do mar, templos antigos, festivais culturais, belas praias e montanhas próximas. Ela fica na costa norte da Ilha Kyushu, na margem oeste do Naka-gawa. Se você for, não deixe de passear pelos jardins ornamentais, conhecer casas de chá, visitar museus de arte e respirar fundo após a intensidade de Tóquio ou Osaka.

8. Abu Dabi, Emirados Árabes Unidos

Mais tranquila que sua vizinha Dubai, Abu Dhabi foca na herança dos Emirados Árabes Unidos. A Grande Mesquita Sheikh Zayed temo tamanho de quase quatro campos de futebol e é adornada com torres douradas, lustres e colunas incrustadas de joias. O museu Louvre Abu Dhabi abriga 700 obras, enquanto o tão aguardado Saadiyat Cultural District, repleto de museus, deve ser inaugurado em 2025. Para encontros próximos com a natureza, passeie pela esplanada à beira-mar Corniche e faça um safári no deserto para ver as dunas altas de Rub‘ al Khali (o “Bairro Vazio”).

9. Krabi, Tailândia

A popular Phuket tem muitos atrativos, mas, para os turistas aventureiros, é Krabi que garante seu amor pelo litoral de Andaman. Com formações rochosas escarpadas, semelhantes a torres, suas praias são perfeitas para mergulho com snorkel. Ali perto, também dá para andar de caiaque, praticar escalada ou explorar outras ilhas entre Ko Lanta e Ko Phi-Phi.

10. Canmore, Canadá

Esta charmosa comunidade no coração das Montanhas Rochosas de Alberta fica a oeste de Calgary e 15 milhas a sudeste da popular cidade turística de Banff. Pouco conhecida, a cidade oferece aos visitantes que amam passear ao ar livre uma base mais relaxada para explorar cachoeiras e lagos azuis, pescar e andar de barco, chegar aos picos de Three Sisters Village e Ha Ling Peak, ou praticar mountain bike. Em agosto, o Canmore Folk Music Festival se torna o centro das atenções.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.