Robinho passará Natal e Réveillon cumprindo pena pelo crime de estupro no “presídio dos famosos”

Robson de Souza, o Robinho, vai passar o Natal e o Réveillon no “presídio dos famosos”, como é conhecida a Penitenciária 2 de Tremembé (SP). O ex-jogador de futebol cumpre a pena de nove anos de reclusão pelo crime de estupro coletivo cometido na Itália, em 2013.

Preso desde março, Robinho não será contemplado com a famosa “saidinha de natal” por cumprir pena em regime fechado. Ocorre que apenas presos em regime semiaberto são contemplados com o benefício. “A Secretaria da Administração Penitenciária informa que o preso Robson de Souza cumpre pena em regime fechado e não tem direito a usufruir de saída temporária, benefício do Poder Judiciário apenas para sentenciados de regime semiaberto”, explica a SAP em nota.

Além disso, a Secretaria da Administração Penitenciária ainda revelou que não acontecerá nenhum evento para as datas comemorativas de dezembro. “A Penitenciária II de Tremembé, que custodia Robson, não realizará programação especial para as festas de fim de ano.

Vale ressaltar que o detento precisa ter cumprido no mínimo um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente, para que seja beneficiado com a saidinha. Além disso, outros fatores como comportamento carcerário são observados para que benefício seja concedido.

A prisão

Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana, por estuprar uma mulher albanesa, na Itália, em 2013. Além de Robson de Souza, outros cinco homens participaram do crime, que aconteceu em uma boate, em Milão. A vítima estava inconsciente devido a grande ingestão de álcool. Apesar disso, os condenados alegaram que a relação foi consensual.

O ex-atleta, de 40 anos, foi detido pela Polícia Federal na cobertura onde morava em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 21 de março. A prisão aconteceu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele deveria cumprir no Brasil a sentença a qual foi condenado pela Justiça italiana em 2022.

Em novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa de Robinho e decidiu, por 9 votos a 2, manter a prisão dele. Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela soltura do ex-jogador.

“Famosos”

A Penitenciária II é conhecida como “presídio dos famosos” por já ter recebido detentos de casos de repercussão, como Alexandre Nardoni, que cumpre a pena de mais de 30 anos de prisão pela morte da filha Isabella em regime aberto e conseguiu autorização da Justiça para passar as festas de fim de ano em Guarujá (SP).

Robinho ficou 10 dias sozinho em uma cela de 8m² para adaptação e realização de avaliações necessárias pela equipe da penitenciária. Depois deste período, ou seja, em 31 de março, ele passou a dividir com outro detento uma cela comum de 2 x 4 metros de dimensão.

Segundo a SAP, Robinho tem livre acesso às atividades educativas e esportivas dentro da penitenciária, como partidas de futebol, oficinas de teatro e inglês, ações religiosas, ensaios musicais e sessões de filmes com comentários. Ele também recebe visitas aos finais de semana.

Ele estava inscrito em uma lista que organiza as vagas de trabalho na unidade. Ela é feita em ordem cronológica por data de ingresso na penitenciária. A oferta das vagas leva em consideração a formação profissional ou habilidade do preso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.