Secretaria da Saúde retoma em Porto Alegre a vacinação contra covid em crianças menores de 5 anos

A vacinação contra covid para crianças de 6 meses a menores de 5 anos volta a ser oferecida nas unidades de saúde de Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 8 mil doses do imunizante Pfizer Baby, cuja distribuição terminou na manhã da última sexta-feira (27).

A recomendação para bebês e crianças é de receber de duas a três doses no ano, dependendo da condição vacinal. No momento da imunização, pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação e o cartão SUS.

O imunizante contra covid entrou no calendário de rotina para essa faixa etária justamente por ser um público considerado vulnerável e mais suscetível a complicações de saúde e hospitalizações. “Por isso, é importante que recebam a proteção da vacina, evitando que desenvolvam casos mais graves da doença”, explica a enfermeira Renata Capponi, do Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Ainda não há previsão de recebimento de doses para o público de 5 a menores de 12 anos. No dia 17, Porto Alegre retomou a vacinação contra a doença para grupos prioritários acima de 12 anos em 15 clínicas de família e unidades de saúde com turno estendido.

Doença

A doença é causada pelo SARS-CoV-2, um novo coronavírus identificado no final de 2019. O nome covid-19 vem de “COronaVIrus Disease 2019”, devido ao ano em que o vírus foi descoberto. Ela afeta principalmente o sistema respiratório, mas também pode afetar outros órgãos e sistemas do corpo, causando uma ampla gama de sintomas.

Os sintomas podem variar bastante e os mais comuns incluem:

* febre ou calafrios;
* tosse seca ou persistente;
* fadiga (cansaço excessivo);
* dificuldade para respirar ou falta de ar;
* dor de garganta;
* perda de olfato e/ou paladar (anosmia e ageusia);
* congestão nasal ou coriza;
* dores musculares ou no corpo;
* dor de cabeça;
* diarreia ou náuseas.

Em alguns casos, especialmente em pessoas idosas ou com comorbidades, a covid pode causar sintomas graves que exigem hospitalização, como:

* dificuldade respiratória intensa (falta de ar);
* dor no peito;
* confusão mental;
* lábios ou face azulados (indicando falta de oxigênio no sangue).

O período de incubação, ou seja, o tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas, varia de 2 a 14 dias, sendo comum que os sintomas comecem a aparecer entre 4 e 5 dias após a exposição.

Em algumas pessoas, o vírus pode não causar sintomas evidentes, o que dificulta a detecção da doença, mas a pessoa ainda pode transmitir para outras.

Complicações

A covid pode levar a complicações graves, como pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), insuficiência renal e, em casos mais graves, pode causar a morte. Além disso, algumas pessoas que se recuperam da infecção podem desenvolver a chamado “covid longa”, com sintomas persistentes por semanas ou meses após a recuperação inicial, como fadiga, dificuldade de concentração (“nevoa cerebral”), dores articulares e respiratórias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.