“Ainda estou aqui” está entre os pré-indicados ao BAFTA, considerado o “Oscar britânico”

A Academia Britânica anunciou na manhã de sexta-feira (3) os pré-indicados para as 25 categorias do Bafta Film Awards 2024, considerado o “Oscar britânico”. “Ainda estou aqui” está entre os concorrentes na categoria Filme Estrangeiro, mas Fernanda Torres ficou de fora da disputa pelo prêmio de atriz.

O longa de Walter Sales aparece na lista de Filme Estrangeiro ao lado de “Tudo que imaginamos como luz”, “Cão preto”, “O Conde de Monte Cristo”, “Emilia Pérez”, “Flow”, “A menina com a agulha”, “Kneecap – Música e liberdade”, “La chimera” e “A semente do figo sagrado”. Destes, cinco serão anunciados na lista final, em 15 de janeiro e a cerimônia do Bafta será realizada em 16 de fevereiro, no Royal Festival Hall de Londres.

“Emilia Pérez” lidera a lista dos pré-indicados ao Bafta, concorrendo em 15 categorias, incluindo filme, diretor, atriz (para Karla Sofía Gascón, que concorre no Globo de Ouro na categoria Musical ou Comédia, enquanto o filme brasileiro está em drama) e três nomes na categoria de atriz coadjuvante (Selena Gomez, Adriana Paz e Zoe Saldaña). Da pré-lista, seis serão indicadas no dia 15 de janeiro para disputar o prêmio.

Na pré-lista do Bafta, estão duas concorrentes de Fernanda Torres ao Globo de Ouro: Kate Winslet e Nicole Kidman.

Favorita

Já em relação ao Globo de Ouro, a atriz brasileira concorre na cerimônia que será realizada neste domingo (5). Em lista de previsões publicada na última quarta-feira (1º), a revista Variety coloca Torres como favorita em sua categoria, destacando que ela é a única da lista cujo filme recebeu mais de uma indicação — “Ainda estou aqui” também está na disputa de melhor filme de língua não-inglesa.

O ranking da Variety na disputa da melhor atriz drama é o seguinte:

* Fernanda Torres (“Ainda estou aqui”)
* Nicole Kidman (“Babygirl”)
* Angelina Jolie (“Maria Callas”)
* Kate Winslet (“Lee”)
* Tilda Swinton (“O quarto ao lado”)
* Pamela Anderson (“The last showgirl”).

Bilheterias

O filme “Ainda estou aqui” já foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros desde seu lançamento, em novembro. É o que mostram os dados do Filme B.

Primeira produção original do Globoplay, o longa é dirigido por Walter Salles e já ganhou sete prêmios, incluindo o troféu de melhor roteiro no Festival de Veneza.

Com fortes chances de ser indicado ao Oscar, o filme conta a história real da brasileira Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), que se tornou ativista dos Direitos Humano depois da morte de seu marido, o deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado pela ditadura militar em 1971.

No Brasil, o longa estreou no dia 7 de novembro e, em seu primeiro fim de semana, chegou a ficar no topo da bilheteria nacional, à frente do americano “Venom: A Última Rodada”, história sobre o vilão do Homem-Aranha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.