Onda de calor provoca temperaturas de até 40ºC no RS nesta semana

Crédito: Alex Rocha/PMPA

O Rio Grande do Sul vai enfrentar uma intensa onda de calor nesta semana, trazendo temperaturas escaldantes e índices de umidade a níveis críticos. O fenômeno afetará todas as regiões do Estado, mas terá maior impacto no Oeste gaúcho, onde os termômetros podem chegar aos 40°C no pico do calor, entre quinta (16) e sexta-feira (17).

Conforme os modelos meteorológicos, as temperaturas vão subir dia após dia. As madrugadas terão temperaturas amenas, variando entre 15°C e 20°C até, pelo menos, terça-feira.

Nesta segunda-feira (13), o ar seco e quente segue atuando no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e parte da Campanha. As temperaturas máximas oscialam entre 33 e 38°C.

Na terça-feira (14), a massa de ar seco e quente continua atuando no Estado, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Campanha. As temperaturas podem variar entre 35 a 40°C. A umidade relativa do ar varia de 20% a 30% em áreas da fronteira Oeste e da Campanha.

A partir da quarta (15), a atmosfera se mantém aquecida durante a noite e madrugada, favorecendo um rápido aquecimento durante o dia. As mínimas variam entre 18 e 24°C no Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales e região metropolitana. À tarde, faz muito calor, com máximas entre 33°C entre os Vales e a região metropolitana a 40°C no Oeste do RS.

Pico da onda de calor

Ainda conforme a previsão, na quinta-feira (16), a onda de calor ganha mais força sobre o Estado. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 25°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, Vales, região metropolitana, Costa Doce e parte do Sul. As temperaturas máximas podem chegar aos 35°C no Leste e até 42°C no Oeste do RS, de acordo com a Defesa Civil do RS. A umidade relativa do ar fica em torno dos 30%.

Durante a sexta-feira (17), as condições de altas temperaturas se mantêm em boa parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 26°C, enquanto à tarde, as máximas ficam em torno dos 29 a 39°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na fronteira Oeste.

Alívio no sábado

No sábado (18), as temperaturas continuam altas, mas com leve tendência de alívio em algumas áreas como Oeste, Missões, Campanha, Centro e região metropolitana. Nessas regiões, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 25°C, já as máximas ficam em torno de 25 e 38°C. A umidade relativa do ar durante a tarde segue em torno de 25% e 35% em áreas da fronteira Oeste e parte da Campanha.

Risco de temporais isolados

Com o aumento das temperaturas, a formação de temporais isolados é esperada, especialmente a partir de quinta-feira (16). O calor intenso favorece o desenvolvimento de células localizadas de tempestade, que podem causar chuva forte, vendavais e queda de granizo em pontos específicos do estado.

Orientações de saúde e segurança

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como alerta crítico a umidade relativa do ar abaixo de 30%, condição prevista em áreas do Oeste e da Campanha durante as tardes desta semana.

Para evitar problemas de saúde relacionados ao calor, especialistas orientam:

  • Hidrate-se constantemente, com consumo regular de água.
  • Evite atividades físicas e exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
  • Dê atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde, mais suscetíveis aos efeitos do calor.
  • Mantenha ambientes ventilados e utilize roupas leves.

Quando o calor será mais intenso?

  • Segunda-feira (13): Máximas de 33°C a 38°C em áreas do Oeste, Campanha e Noroeste.
  • Terça-feira (14): Calor ganha força, com temperaturas de 35°C a 40°C em várias regiões.
  • Quinta (16) e sexta-feira (17): Picos de calor, com marcas de até 42°C no Oeste e máximas de 36°C a 38°C na Região Metropolitana de Porto Alegre.
  • Fim de semana (18): Temperaturas seguem elevadas, mas com possibilidade de alívio temporário devido aos temporais localizados.

O post Onda de calor provoca temperaturas de até 40ºC no RS nesta semana apareceu primeiro em Agora RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.