Emergência do Hospital de Clínicas fecha por dois meses para obras

Foto da entrada da Emergência do Bloco B do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mostrando a área coberta e espaço livre. A estrutura é moderna e bem iluminada, rodeada por vegetação.
Crédito: Hospital de Clínicas / arquivo

O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) fecha, a partir desta segunda-feira (13) as emergências adulto e pediátrica. O local passará por reforma estrutural no piso, além de limpeza do sistema de ar-condicionado, entre outros serviços complementares.

O bloco B, onde vão ocorrer os serviços, acabou ocupado de forma emergencial no período da pandemia, permitindo o atendimento de uma demanda excepcional do período. De acordo com o Clínicas, a “utilização de forma não planejada do ambiente levou a problemas estruturais que necessitam ser sanados neste momento”. 

Até o dia 16 de março, o Clínicas vai receber apenas pacientes encaminhados de ambulância pelo Samu (Serviço de Atendimento móvel de Urgência). Como medida de contingência, haverá 10 leitos para pacientes críticos adultos e sete leitos para pacientes pediátricos em outra área localizada no mesmo prédio. A instituição contará ainda com dois boxes de estabilização clínica para o recebimento destes pacientes vindos de ambulância.

Conforme a instituição, pacientes em acompanhamento ambulatorial deverão procurar suas equipes de referência nos horários de atendimento em caso de agravamento do quadro ou buscar outras unidades de saúde. Mesmo com a suspensão, casos de transplantes, oncologia e complicações cirúrgicas seguem normalmente.

O atendimento volta, gradualmente, a partir de 20 de fevereiro, quando parte da Emergência terá liberação para uso. Assim, ela poderá receber mais pacientes encaminhados pela rede municipal. No entanto, as Emergências voltam a funcionar normalmente apenas no dia 17 de março

Obras em período de menor demanda

“Esta reforma foi programada para ser realizada no menor tempo possível, inclusive com o reforço de equipes externas para dar mais celeridade em todas as etapas”, explica Luís Eduardo Rohde, diretor médico do HCPA.

Ele acrescenta que, historicamente, os períodos de janeiro e fevereiro apresentam redução na procura por atendimentos. “Nosso objetivo é estar com o local pronto quando a demanda voltar a crescer no mês de março”, detalha.

Entre as melhorias previstas estão a reconstrução do piso com materiais de maior resistência, instalação de novos revestimentos nas paredes, criação de espaços para triagem e acolhimento, além de uma nova sala de prescrição para pacientes de curta permanência.

Unidades de saúde para buscar atendimento

Para atender à demanda, os prontos-atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul e a UPA Moacyr Scliar estarão em sobreaviso.

O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, destacou que os serviços estão preparados para receber os pacientes encaminhados pelo Samu.

Cronograma

De 13 de janeiro a 19 de fevereiro – Emergências adulto e pediátrica restritas a  pacientes encaminhados de ambulância pelo Samu.

De 20 de fevereiro a 16 de março – Retomada parcial e gradativa dos atendimentos para receber mais pacientes da rede municipal (UPAS e outros hospitais). 

17 de março – Atendimento normal.

O post Emergência do Hospital de Clínicas fecha por dois meses para obras apareceu primeiro em Agora RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.