Câmbio favorável provoca aumento de turistas argentinos no Litoral do RS


Instabilidade econômica provocou baixa no movimento em 2024, mas valorização do dólar contribui para retorno dos turistas neste ano. Sindicato dos Hotéis relata aumento de 60% nas hospedagens de argentinos em relação ao ano anterior. Aumenta número de argentinos no Litoral RS
O Litoral Norte do RS voltou a ser o destino de turistas argentinos que cruzam a fronteira em busca de praias para veranear. Se em janeiro de 2024 o número de hermanos reduziu em meio ao cenário econômico incerto, neste ano o setor hoteleiro comemora a alta no movimento.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O câmbio favorável é um dos motivos citados pelos turistas para a retomada das viagens aos RS. A economia argentina é fortemente dolarizada e, com a moeda norte-americana valendo mais do que R$ 6, o consumo no Brasil fica mais em conta para eles.
É o que conta Cristian Schiefelbein, advogado que pegou mais de 10 horas de estrada de Oberá, na Argentina, para aproveitar a praia de Capão da Canoa.
“Nos anos anteriores medimos um pouco quanto foram os nossos gastos. Este ano já estamos nos dando alguns mimos, como comer na praia, comer fora, digamos, na economia”, comenta o advogado.
Cristian Schiefelbein, turista argentino na praia de Capão da Canoa, no Litoral do RS
Reprodução/RBS TV
Segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares, a presença de turistas argentinos nas primeiras semanas de janeiro aumentou 60% em comparação ao ano anterior, marcando o maior crescimento dos últimos nove anos.
As redes hoteleiras estão se empenhando para garantir que tudo esteja preparado para receber os turistas.
“A característica principal é que eles vêm com famílias em quantidades, então 8, 10, 12 pessoas normalmente e também costumam pegar de 2, 4 até 5 diárias, é a característica, eles gostam de vir, usufruir tudo que tem, então gostam de ficar bastante tempo”, explica Marcos Turco, gerente comercial do hotel.
Viagem em família
A família do médico Gonçalo Gongora decidiu visitar o Brasil. Composto por 27 pessoas, o grupo enfrentou 15h de viagem até o litoral gaúcho.
Gongora destaca que gosta da diversidade do país. “Das pessoas, da comida, do mar, muitas coisas, e tratam com muito carinho a gente”, comenta o médico.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a entrada de argentinos no Rio Grande do Sul aumentou cerca de 80% no mês de dezembro de 2024 em relação aos dois meses anteriores.
Para facilitar a vida dos motoristas, a PRF lançou um aplicativo em português e espanhol, que oferece acesso às leis de trânsito e à consulta de multas pendentes.
“A gente tem muitos estrangeiros que chegam aqui na aduana, perguntando informações. Isso é importante que com esse aplicativo eles vão ter no próprio celular 90% das respostas das perguntas deles respondidas”, afirma Rodrigo Arns, chefe operacional da Delegacia de Uruguaiana.
Capão da Canoa, praia do Litoral do RS
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.