Água verde e densa da Lagoa dos Patos surpreende veranistas em Tapes


Motivo é proliferação de algas. Água foi levada para análise, que pode atestar a balneabilidade do local. Secretaria recomenda evitar banhos enquanto resultado não sair. Lagoa dos Patos com água verde em Tapes
RBS TV
A água da Lagoa dos Patos, no município de Tapes, no Litoral do Rio Grande do Sul, ficou verde no final de semana – não o verde cristalino que remete às praias do Nordeste do Brasil, mas uma cor escura que deu um tom de tinta à água.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo Carlos Mendes, professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), o que ocorreu foi um fenômeno comum no verão gaúcho: a disseminação excessiva de algas.
“Com a temperatura mais quente e a alta luminosidade por conta dos dias mais longos, há condições propícias para proliferação dessas microalgas. A água fica mais densa, como uma nata, por haver uma quantidade muito grande desses microrganismos, que acabam provocando essas mudanças”, explica.
Água verde na Lagoa dos Patos, em Tapes
RBS TV
Ele alerta que, por mais que a água fique mais quente e agradável para banhistas nessas condições, é recomendável evitar o contato. É a mesma orientação dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tapes.
A água foi levada para ser analisada na Furg. A depender da alga presente, ela pode ser inofensiva ou provocar irritação na pele e até náuseas e vômito.
Pela legislação vigente, existe um limite de cianobactérias por mililitro aceitável para que a água seja própria para banho. Ainda não é possível garantir a segurança do banho nos locais com a água esverdeada, mas, normalmente, o fenômeno dura menos de uma semana.
Água verde na Lagoa dos Patos, em Tapes
RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.