Temporais no RS: prefeitura orienta comerciantes a manter estabelecimentos fechados em Porto Alegre


Espaços no Centro Histórico e 4º Distrito fecharam por conta do aumento do nível do Guaíba. Entorno do Mercado Público de Porto Alegre, no Centro da capital gaúcha, alagado no dia 4 de maio de 2024
Renan Mattos/Reuters
A prefeitura de Porto Alegre orienta que os comerciantes de bairros afetados pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul mantenham seus estabelecimentos fechados até esta terça-feira (7). Os espaços no Centro Histórico e 4º Distrito fecharam por conta do aumento do nível do Guaíba.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a nota divulgada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), “a preservação da segurança e da vida das pessoas precisa ser prioridade e recomendamos que todos acolham as orientações das autoridades públicas”. (Leia a nota na íntegra abaixo)
O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6). São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.
Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Como ajudar as vítimas dos temporais no RS
Saiba como receber alertas e informações úteis de órgãos oficiais
Enchentes no RS
Compare imagens das cheias de 1941 e de hoje em Porto Alegre
A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates.
Nota Sindilojas
“O Sindilojas Porto Alegre e a CDL Porto Alegre, atentos à atual situação de calamidade e, após contato direto com os órgãos competentes, como a Prefeitura de Porto Alegre e a Defesa Civil Municipal, solicita aos lojistas dos bairros centrais, do 4º Distrito e de regiões próximas ao Guaíba, que liberem seus funcionários e encerram suas atividades hoje, dia 03/05 sexta-feira. O nível do Rio Guaíba continuará subindo nas próximas horas, o que incidirá em novas regiões de alagamento na cidade, principalmente nessas regiões.
“Entendemos a situação, pois somos lojistas, que esta chuva toda que vem caindo atrapalha, e muito, os nossos negócios. Ainda mais agora, próximo ao Dia das Mães, sempre uma das datas mais fortes para o comércio. Contudo, também temos um dever com a sociedade e queremos dar as orientações mais claras aos lojistas diante deste quadro. Ficar na rua está perigoso e, para evitarmos maiores perdas, estamos orientando aos lojistas de algumas das regiões da cidade que liberem seus colaboradores e fechem seus negócios. Precisamos estar atentos para pouparmos vidas”, resumiu Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
“Estamos vivendo junto aos lojistas e empresários do Centro Histórico os desafios que se colocam com o alagamento da Região e, desta forma, somos solidários àqueles que estão sofrendo perdas decorrentes deste cenário. Entendemos que, neste momento, a preservação da segurança e da vida das pessoas precisa ser prioridade e recomendamos que todos acolham as orientações das autoridades públicas. Desejamos que logo a situação se normalize e todos possam retomar suas atividades”, salienta Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre”.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.