Agência Espacial Europeia alerta para possível colisão de asteroide com a Terra em 2032

Em uma atualização preocupante, a Agência Espacial Europeia (ESA) informou que o asteroide 2024 YR4, descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo telescópio ATLAS no Chile, poderá se aproximar da Terra em 22 de dezembro de 2032. O objeto, que tem entre 40 e 100 metros de diâmetro, apresenta uma pequena chance de colisão com o planeta, com uma probabilidade de 1,2%. Embora o risco seja considerado baixo, o monitoramento contínuo da trajetória do asteroide é essencial.

A ESA explicou que, devido à órbita altamente alongada do asteroide, ainda é difícil prever com precisão a trajetória e o local exato de um possível impacto. Para obter mais informações sobre o comportamento do 2024 YR4, telescópios em todo o mundo começaram a realizar observações prioritárias desde janeiro.

Nos próximos meses, o monitoramento será intensificado com o uso de equipamentos mais potentes, como o Very Large Telescope (VLT), também no Chile. Caso o risco de colisão não seja totalmente descartado até 2028, o asteroide continuará na lista de possíveis ameaças da ESA. Se a probabilidade de impacto se mantiver acima de 1%, organizações internacionais como a Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) e o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais (SMPAG) poderão ser acionados para coordenar estratégias de mitigação ou até mesmo considerar missões espaciais para desviar o asteroide.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.