Cena inusitada: Animais tomam picolé no zoológico devido ao calor no RS

Diante da intensa onda de calor que assola o Rio Grande do Sul, um zoológico de Gramado implementou uma medida para garantir o bem-estar dos seus animais: picolés gelados de frutas, legumes e carne. A iniciativa visa refrescar os animais e combater o estresse causado pelas altas temperaturas.

Na última terça-feira (4), os animais do Gramadozoo receberam picolés de banana, mamão, melão, tomate, pepino, cenoura, beterraba, couve e carne.

A capivara, os macacos-prego e as jaguatiricas foram os primeiros a experimentar a novidade. Veja abaixo: 


Segundo a equipe técnica do Gramadozoo, os picolés com ingredientes específicos para cada espécie, levando em consideração suas necessidades nutricionais e preferências alimentares.

Os picolés são feitos sem conservantes e sem adição de açúcar, utilizando apenas os alimentos que os animais consomem em seu dia a dia.

A ação não apenas ajuda a preservar o bem-estar dos animais, como também serve de enriquecimento ambiental, proporcionando um passatempo divertido e estimulante para eles. “Quanto mais tempo eles passam consumindo os picolés, melhor é o resultado da atividade”, explica a bióloga Tathiana Barros, responsável técnica do Gramadozoo.

Com a previsão de que a onda de calor continue nos próximos dias, o Gramadozoo pretende estender a distribuição de picolés para outras espécies, como onças, lobos-guará, iraras, ouriços, graxains, macacos-barrigudo, macacos-aranha, bugios, quatis, araras, papagaios, tucanos e outras aves.

Além dos picolés, o Gramadozoo conta com outras medidas para combater o calor, como dispersores de água nos recintos, que são acionados com maior frequência em dias mais quentes, e lagos com água abundante nos recintos.

Os visitantes do zoológico podem acompanhar de perto a distribuição dos picolés e outras atividades de enriquecimento ambiental, além de conhecer de perto as diversas espécies de animais que vivem no local.

Alerta vermelho para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na última quarta-feira (5), um alerta vermelho para onda de calor em quase todo o Rio Grande do Sul e nos municípios do oeste de Santa Catarina.

Segundo o instituto, as temperaturas devem superar em 5ºC a média durante os próximos dias e o fenômeno é de risco à saúde. O aviso é válido até a próxima segunda-feira (10).

No Rio Grande do Sul, as áreas afetadas são a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste e região central do estado. Em Santa Catarina, atinge cidades como Chapecó e Xaxim.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cena inusitada: Animais tomam picolé no zoológico devido ao calor no RS no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.