Avião que caiu na Zona Oeste de São Paulo vinha para Porto Alegre e pertencia a advogado; escritório confirma morte


Márcio Louzada Carpena estava no voo e é uma das vítimas, confirmou ao g1 o escritório de advocacia do qual ele era sócio. O outro morto é o piloto. Segundo Corpo de Bombeiros, seis pessoas que estavam no solo ficaram feridas. Vídeo mostra queda de avião na Zona Oeste de SP
O avião de pequeno porte que caiu em uma avenida da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, nesta sexta-feira (7), tinha Porto Alegre como destino. Um dos proprietários da aeronave era o advogado gaúcho e professor universitário Márcio Louzada Carpena. Ele estava no voo e é uma das vítimas, confirmou ao g1 o escritório de advocacia do qual ele era sócio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em nota, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul lamentou o ocorrido. “A PUCRS manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos”, disse. (Leia a íntegra abaixo)
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB/RS), Leonardo Lamachia publicou “dia muito triste e de luto para a advocacia gaúcha” em uma rede social.
A outra vítima é o piloto, que não teve o nome divulgado. Outras seis pessoas foram socorridas em solo.
O modelo é um King Air F90, com capacidade para oito passageiros. Momentos antes do embarque, Carpena publicou imagens do avião taxiando na pista em suas redes sociais. (Veja foto abaixo)
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a compra e transferência da aeronave de prefixo PS-FEM ocorreu em 11 dezembro de 2024. Duas semanas depois, o advogado celebrou o primeiro voo, para o Uruguai, ao lado de familiares.
Carpena deixa uma filha de 10 anos.
Avião que caiu na Zona Oeste de São Paulo pertencia a advogado do RS
Reprodução/Redes Sociais
O acidente
A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a capital gaúcha. A queda ocorreu em uma das mais movimentadas avenidas da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.
Segundo testemunhas, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu. Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro da aeronave, de acordo com os bombeiros.
Um motociclista que passava pela via ficou ferido ao ser atingido por destroços do avião. Uma senhora que estava na calçada também ficou ferida e foi socorrida. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
Na queda, a aeronave atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância pela cidade.
A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave. A Aeronáutica também vai apurar as causas do acidente.
Nota da PUCRS
A PUCRS lamenta o trágico acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (7), em São Paulo, e que vitimou o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena e o piloto da aeronave. Carpena era professor licenciado da Escola de Direito da Universidade, desde 2009, quando entrou em licença para se dedicar ao escritório de advocacia.
Como professor, atuou por oito anos (de 2001 a 2009) ministrando disciplinas como Processo Civil, Prática de Processo Civil e Direito Comercial. Neste momento doloroso, a PUCRS manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos.
Queda de avião na Zona Oeste de São Paulo
Arte g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.