Ex-vice-diretor de penitenciária feminina de Guaíba é condenado por corrupção

O ex-vice-diretor da Penitenciária Feminina de Guaíba foi condenado a quatro anos, dois meses e 20 dias de prisão, seguidos de um ano e sete meses de reclusão, além de multa e perda do cargo público. A sentença foi proferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca no dia 29 de janeiro e resultou de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2020 e 2021, quando o condenado recebeu cerca de R$ 50 mil para beneficiar detentas ligadas a uma organização criminosa. Entre as vantagens concedidas estavam a dificuldade na fiscalização de policiais penais, a troca de galerias conforme o interesse das presas e a entrada de objetos ilícitos, como celulares.

A promotora Maristela Schneider, coordenadora do 2º Núcleo do GAECO, ressaltou que a condenação é um avanço no combate à corrupção no sistema prisional. As provas do caso serão compartilhadas com a Corregedoria da Susepe e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para novas providências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.