Picolé para animais, caminhão-pipa para trabalhadores e alta procura por ventiladores: como o RS está lidando com onda de calor


Segundo a Climatempo, estado tem previsão de calor intenso até esta quarta-feira (12). Temperaturas podem atingir recordes e temporais isolados devem ocorrer. Medidas são para aliviar a sensação de calor intenso no RS
Clarissa Bandeira/SEMA e Guilherme Trogilo – CEASA/RS
🥵 Com as altas temperaturas registradas nas últimas semanas no Rio Grande Sul, cada vez mais as pessoas procuram por maneiras de diminuir a sensação térmica. Alguns locais adotam medidas criativas para aliviar o calor.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na segunda-feira (10), Porto Alegre chegou a ser a capital mais quente do Brasil, com temperatura máxima de 37,9°C, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Calor esse que traz riscos à saúde, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), que emitiu um alerta orientando profissionais da rede em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
Os bichos também sofrem. Segundo o secretário geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS), Henrique Noronha, em entrevista a RBS TV, é importante aumentar a quantidade de água ingerida pelo animal.
LEIA TAMBÉM
Calorão no RS: semana será de temperaturas altas e risco de temporais, apontam meteorologistas
Justiça manda RS suspender volta às aulas na rede estadual por causa do calor
Porto Alegre tem novo recorde de calor em 2025 e é a capital mais quente do Brasil nesta segunda-feira, diz Inmet
Médico alerta sobre como se proteger do calor
Caminhão-pipa para trabalhadores
💦 A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), localizada na Capital, colocou em prática um sistema de refrescamento para os trabalhadores. Com quatro caminhões-pipa, chuveiros espalhados pelo pátio e água a disposição, além de mangueiras de jato para molhar os carregadores (veja no vídeo abaixo).
CEASA/RS implementa maneiras para refrescar o trabalhador
Picolés para animais do zoológico
🍦 No Parque Zoológico de Sapucaia, na Região Metropolitana de Porto Alegre, os animais também recebem tratamento especial durante os dias de calor excessivo. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA), que administra o local, a alimentação dos inquilinos inclui picolés e bolos de frutas, além de água fresca para garantir que os animais se mantenham bem hidratados.
Ainda de acordo com a SEMA, alguns animais recebem banhos de mangueira, o que auxilia no resfriamento. As furnas do zoológico são equipadas com ar condicionado, proporcionando um ambiente mais fresco. Além disso, todos os recintos possuem áreas de sombra, seja por árvores ou telhados, permitindo que os animais se abriguem do calor intenso. Na área da piscina, tigre e ursos podem se refrescar no ambiente aquático”.
Animais do zoológico no RS ganham picolé de frutas
Piscina para os pets
🐶 Os animais domésticos também precisam de cuidado especial. Segundo Henrique Noronha (CRMV-RS), os animais têm que evitar, além do calor excessivo, o chão quente que pode causar queimadura das coxinhas plantares (as almofadinhas).
Com o calor, a procura por locais adequados aumentou. É o caso de um hotel pet em Porto Alegre, que teve uma alta na procura por hospedagem.
A proprietária do local, Vanessa Kreitchmann Cavalcanti, explica que algumas medidas foram tomadas para aliviar a sensação de altas temperaturas nos animais, como transferir atividades para a área interna – climatizada, além de utilizar frutas congeladas e gelos para as atividades no calor. Por fim, o local instalou uma piscina para aliviar o calor dos pets.
“A piscina é rasa, da para molhar a barriguinha e muitos, 99% acabam deitando e ficando ali mesmo, conta Vanessa.
Hotel Pet em Porto Alegre faz atividades para enfrentar o calor
Auma Pet School/Divulgação
Aumento na procura por ar-condicionado e ventilador
🧊 Segundo levantamento do Sindilojas Porto Alegre, lojistas relatam aumento na procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Uma pesquisa, realizada no último dia 7 pelo Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre, mostra que para 47,5 % dos lojistas, a venda de ventiladores tende a crescer. Já para a compra de aparelhos de ar-condicionado, esse número sobe para 73,3%.
De acordo com Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, esse aumento é algo esperado.
“A estação mais quente do ano tem se mostrado agressiva, com os tradicionais dias abafados, impactando na compra desses eletrodomésticos. As vendas vêm acontecendo e segundo a pesquisa, há margem de aumento, impactando de forma positiva toda essa cadeia produtiva”, afirmou.
Ar-condicionado
Jornal Nacional/Reprodução
Altas temperaturas no RS
🌡️ A onda de calor que atinge praticamente todo o território do RS deve chegar ao pico nesta semana. É o que aponta o Inmet, que mantém alerta de grande perigo e grau máximo no RS válido até esta quarta-feira (12).
Conforme informações da Climatempo, as máximas em Porto Alegre podem chegar aos 40ºC. Em medição preliminar, uma das estações automáticas do Inmet registrou 38,4ºC na tarde de terça (11).
Calor em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/ Agencia RBS
Recorde histórico em Quaraí
A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do RS, registrou 43,8ºC na terça-feira da última semana (4). De acordo com a Climatempo, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado.
Ainda de acordo com a Climatempo, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5ºC, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.
Termômetro de rua marca 48ºC graus em Quaraí, em 10 de fevereiro
Reprodução/RBS TV
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou um alerta para sintomas e cuidados com o calor excessivo, são eles: Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor:
Aumentar o consumo de água durante todo o dia.
Usar roupas leves e de cores claras.
Ficar na sombra sempre que puder.
Evitar esforço entre 10h e 16h.
Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.