Gretchen retira preenchimento labial com substância polêmica após 20 anos

Conhecida pelo rebolado e pelas cirurgias plásticas, Gretchen se submeteu a mais um procedimento estético, mas agora para retirar, e não acrescentar. A cantora retirou por completo um preenchimento labial que fez há mais de 20 anos. O motivo? Uso de uma substância considerada perigosa pelos especialistas. A região da boca de Gretchen tinha um componente chamado PMMA (polimetilmetacrilato). Atualmente, esse elemento não é recomendado para preenchimentos.

De acordo com informações da revista Quem, a cantora optou por substituir o procedimento estético, incluindo um lip lift com pequena incisão abaixo do nariz. Esse processo não demorou muito, mas exige recuperação por alguns dias.

“Esse já é um projeto de retirada que tenho há três anos. Tinha feito a primeira parte, que foi com o lip lift e a retirada do PMMA da boca. Nessa segunda parte, complementamos o que faltava (retirar) da primeira vez. Retirei a substância porque estava pesando nos lábios”, contou Gretchen em entrevista.

O procedimento demorou cerca de uma hora, mas não deixará cicatrizes visíveis. O resultado final será visível em torno de duas semanas.

“Em uma hora, fiz o procedimento todo com a Dra Andréa Murta. Amei muito, mas está muito inchado. O resultado sempre é perfeito com ela. É uma profissional que sabe o que está fazendo. Mas está ainda muito inchado e o resultado final só é visível com duas semanas”, adiantou.

“A recuperação é muito tranquila. Tenho uma cicatrização perfeita e não tenho nunca problema. Só fico sem treinar dois dias e sem falar muito e sorrir”, explicou.

Perigos do PMMA

O polimetilmetacrilato (PMMA) é um componente plástico com diversos tipos de aplicação, tanto na saúde quanto em setores produtivos, a depender da forma de processamento e desenvolvimento da matéria-prima. O PMMA pode ser encontrado, por exemplo, em lentes de contato, implantes de esôfago e cimento ortopédico. No campo estético, o PMMA pode ser usado para preenchimento cutâneo, em forma semelhante a um gel.

A substância utilizada como preenchedor é considerada perigosa por muitos profissionais atuais. Ela possui alta taxa de complicação a longo prazo, como inflamações e infecções, ocasionando necrose do tecido, além de problemas vasculares e embolia pulmonar.

Relatos de complicações relacionadas ao uso do componente em procedimentos estéticos se tornaram mais frequentes no Brasil. Em 2020, uma influencer (influenciadora digital) perdeu parte da boca e do queixo após fazer preenchimento labial com PMMA. Em 2024, outra influencer morreu após se submeter a um procedimento estético para aumentar os glúteos. Segundo parentes, ela apresentou um quadro de infecção generalizada em razão da aplicação de PMMA.

Recentemente, o CFM (Conselho Federal de Medicina) pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíba a venda de PMMA para procedimentos estéticos, pois entende que existem substâncias mais modernas atualmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.