Safra de grãos no RS deve atingir 36,7 milhões de toneladas em 2024/25

Chuva deverá ser abaixo da média histórica no próximo trimestre – Foto: Fernando Dias

O Rio Grande do Sul, responsável por 11,3% da produção nacional, deve colher 36,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25. O volume é um dos maiores já registrados no Estado, mas representa uma leve redução de 0,2% em relação à safra anterior.

Conforme a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a queda está relacionada à redução na produtividade da soja. A planta acabou afetada pela estiagem que atingiu grande parte do território gaúcho entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

Mesmo com essa queda, o RS se mantém como o terceiro maior produtor de grãos do país, atrás de Mato Grosso e Paraná. A área de cultivo no Estado cresceu 0,3%, chegando a 10,44 milhões de hectares.

Impacto da estiagem na soja

A soja, principal cultura do Estado, enfrenta dificuldades devido à irregularidade das chuvas. A estimativa de colheita é de 18,45 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 6,1% em relação ao último ciclo. Apesar disso, a área plantada aumentou 1,1%, alcançando 6,84 milhões de hectares.

Arroz e feijão com alta na produção

A produção de arroz no RS deve chegar a 8 milhões de toneladas, um crescimento de 11,7%. O plantio, já finalizado, ocupa uma área de 951 mil hectares (+5,7%). Caso a projeção se confirme, será uma das maiores safras do grão na história do Estado.

A produção de feijão também deve crescer, atingindo 76,9 mil toneladas (+7,3%). A primeira safra do feijão preto, principal variedade consumida no Estado, está em fase de maturação e colheita. Já a segunda safra enfrenta dificuldades devido à estiagem, impactando o plantio.

Milho e trigo

A produção de milho no Estado está estimada em 4,8 milhões de toneladas, uma leve redução de 0,4% em relação ao ciclo anterior. A área cultivada diminuiu 11,7%, totalizando 719,6 mil hectares.

Já o trigo, principal cultura de inverno, deve somar 4 milhões de toneladas, um crescimento de 4,4% em relação à última safra. No entanto, a área plantada foi reduzida em 3,8%, ficando em 1,28 milhão de hectares. O plantio ocorre entre junho e julho.

Cenário nacional da safra 2024/25

A produção brasileira de grãos deve atingir 325,7 milhões de toneladas, um crescimento de 9,4% em relação ao ciclo anterior, segundo o 5º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse resultado reflete tanto um aumento de 2,1% na área cultivada (81,6 milhões de hectares) quanto uma recuperação de 7,1% na produtividade média (3.990 kg por hectare).

Caso a projeção se confirme, essa será a maior safra da história do país.

Milho e soja puxam crescimento nacional

A produção total de milho deve alcançar 122 milhões de toneladas (+5,5%). A primeira safra já atingiu 13,3% da área colhida, e a segunda safra, que representa a maior parte da produção, teve 18,8% da área semeada.

Já a soja tem previsão de colheita de 166 milhões de toneladas, um acréscimo de 18,3 milhões de toneladas em relação à safra anterior. As condições climáticas favoreceram a cultura no Paraná, Santa Catarina e Centro-Oeste, mas Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul enfrentaram restrição hídrica a partir de dezembro.

O post Safra de grãos no RS deve atingir 36,7 milhões de toneladas em 2024/25 apareceu primeiro em Agora RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.