Lula critica gastos de países na guerra na Ucrânia e diz que conflito foi provocado pela Rússia

Presidente discursou durante evento em Porto Alegre. Para Lula, recursos investidos no conflito poderiam reduzir a desigualdade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (30), em Porto Alegre, o dinheiro gasto na guerra na Ucrânia e afirmou que o conflito armado foi provocado pela Rússia.
Lula, que discursou durante solenidade de inauguração de novos blocos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, afirmou que deseja fazer uma campanha mundial para combater a desigualdade.
Para o presidente, o dinheiro utilizado no conflito, iniciado em fevereiro de 2022 após trupas russas invadirem a Ucrânia, poderia garantir melhor qualidade de vida para as pessoas.
“Nós estamos vendo a guerra da Ucrânia com a Rússia, provocada pela Rússia, mas o dinheiro que eles têm para gastar em guerra seria muito mais útil se fosse utilizado para gastar na paz, garantindo emprego, garantindo salário, garantindo melhoria da qualidade de vida”, disse Lula
Nos últimos meses, depois de ter sido criticado por Estados Unidos e União Europeia, Lula passou a condenar de forma mais enfática a ação militar russa.
Em abril, Lula disse que Rússia e Ucrânia eram responsáveis pela guerra e que EUA e Europa contribuíam para a continuidade do conflito. O presidente também recebeu, em Brasília, o chanceler russo Sergey Lavrov.
Na ocasião, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Brasil estava completamente errado em argumentar que os EUA estavam encorajando a guerra e que o tom do petista não era de neutralidade.
Desde janeiro, quando retornou ao Palácio do Planalto, Lula defende a criação de um grupo de países para intermediar um acordo de paz. A ideia, contudo, não prosperou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.