Estrutura arqueológica do século 18 é descoberta no centro de Santo Ângelo

Uma estrutura arqueológica do século 18 foi descoberta no centro de Santo Ângelo, no noroeste do Rio Grande do Sul. A equipe do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Doutor José Olavo Machado (NArq-MMJOM) encontrou os vestígios entre os dias 27 de janeiro e 10 de fevereiro, durante escavações em um terreno na rua Antônio Manoel, onde está sendo construído um edifício residencial.

A estrutura é formada por um empilhamento de ladrilhos missioneiros e fragmentos de cerâmica utilitária, como cacos de vasilhames usados em atividades domésticas. Segundo os pesquisadores, os achados pertencem à redução Jesuítico-Guarani de Santo Ângelo Custódio, um dos sete povoados fundados pelos jesuítas e indígenas guaranis na região das Missões durante o período colonial.

A investigação foi conduzida pelo arqueólogo Orestes Jayme Mega, com a colaboração do estagiário Felipe Mateus de Moura. Os pesquisadores analisam os artefatos para elaboração de um relatório técnico, que será encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo Orestes Jayme Mega, os estudos arqueológicos na área central do município são fundamentais para compreender a trajetória histórica da cidade, além de contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável e impulsionar o turismo local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.