
A exposição “Mbyá Guarani, Estamos Aqui!” foi aberta neste sábado (5) em uma tenda-galeria instalada ao lado do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. O evento prossegue até o dia 20 deste mês, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Na exposição, o joalheiro e escultor Cesar Cony e um grupo de artesãos e artesãs da aldeia Tekoá Jataí’ty mesclam pedras preciosas, prata, esculturas de animais em madeiras de erva-mate e corticeira, fibras de taquara, latão e ferro.
Entre as obras, há uma águia de quase um metro de altura, esculpida em madeira de erva-mate e espatulada a ferro quente, com olhos moldados em citrino, bico e crista de latão envernizado e pedras de zircônia no peito.
A mostra também se propõe a impulsionar a geração de renda para a comunidade indígena. Cinquenta por cento do valor arrecadado com a comercialização das obras será destinado aos artesãos participantes e, durante os finais de semana, estará disponível um espaço para venda de outras peças em madeira, cestarias, colares e pulseiras feitas pelas mulheres.