VÍDEO: Drone da FAB ajuda a resgatar 36 pessoas em 24 horas no RS


Modelo Hermes 900 da FAB entrou em ação no último domingo e trabalha em conjunto com um helicóptero tripulado, responsável efetivo pelos resgates. Drone da FAB auxilia no resgate de vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
A Força Aérea Brasileira informou que a utilização do drone Hermes 900 de fabricação israelense auxiliou no resgate de 36 vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul em 24 horas de voos ininterruptas. Ao todo, foram cobertos 1.351 quilômetros quadrados entre as noites de domingo (5) e segunda (6).
O drone em si não tem capacidade para resgatar as vítimas, mas conta com sensores e câmeras de alta definição para obtenção de imagem e iluminação com marcador a laser. Segundo a FAB, o drone atuou em conjunto com um helicóptero H-60L Black Hawk, que efetuou os resgates das vítimas.
Somente na noite de domingo (5), foram 17 pessoas resgatadas na região de Agudo (RS) após o helicóptero receber a coordenada sinalizada pelo laser do Hermes 900 (veja o resgate no vídeo acima).
Os resgatados foram encontrados por meio da visão noturna utilizada pela tripulação do helicóptero.
Tripulação do helicóptero utiliza visão noturna na operação de resgate
Força Aérea Brasileira
A aeronave possui sensores com câmeras de alta definição para obtenção de imagem e iluminação com marcador a laser. Além disso, pode voar a mais de 9 mil metros de altura e tem autonomia superior a 24 horas.
A orientação da FAB é que pessoas isoladas, em situação de risco e com necessidade de resgate, ao visualizar ou ouvir a aeronave, saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas em superfícies, para serem localizadas pelo drone.
Imagens feitas pelo drone da Força Aérea Brasileira.
FAB
Conheça o Hermes 900, drone usado para localizar pessoas isoladas no Rio Grande do Sul
Veja detalhes do drone:
Drone Hermes RQ-900 da Força Aérea Brasileira.
Arte/g1
Além de identificar pessoas isoladas ou em situação de risco, o drone da FAB monitora bloqueios em rodovias e estradas vicinais, áreas de risco de desmoronamento e instalações avariadas ou destruídas na região.
Ele conta com um sistemas de varredura de grandes áreas e é utilizado exclusivamente para vigilância.
Vítimas resgatadas pela Força Aérea Brasileira após serem localizadas por drone.
FAB
Saiba mais sobre o Hermes 900
O Hermes 900 é um dos 5 tipos de drones que as Forças Armadas brasileiras têm hoje. A aeronave, que fica na Base Aérea de Santa Maria(RS), é fabricada pela empresa israelense Elbit Systems e tem capacidade de voar em condições de clima adversas.
A primeira unidade desse modelo foi incorporada às Forças Armadas em 2014, para a Copa do Mundo.
O modelo pode permanecer no ar por até 36 horas e subir até 9 mil metros (a intenção no RS, porém, é que voe a baixa altitude para ser vista pelas vítimas das enchentes). Ele tem 15 metros de envergadura e 8,3 metros de comprimento e pesa pouco mais de 1 tonelada. A velocidade máxima é 220 km/h.
Hermes 900, drone da Força Aérea Brasileira
FAB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.