Em meio a calor de quase 40ºC, moradores estão há quatro dias sem água no RS


Cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Novo Hamburgo, Parobé, Viamão, Alvorada e Gravataí, registraram falta d’água durante o fim de semana. Em alguns lugares, as torneiras chegam a ter água por minutos, mas logo param. Em outros locais, nem isso. Moradores de Parobé estão sem água.
RBS TV/Reprodução
Se o calor de quase 40ºC que atingiu o Rio Grande do Sul neste fim de semana foi difícil de aguentar, imagine passar pelas altas temperaturas sem água em casa. Essa foi a realidade de moradores da Lomba do Pinheiro, na Zona Leste de Porto Alegre, e de algumas cidades do interior do RS.
Moradores de cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Novo Hamburgo, Parobé, Viamão, Alvorada e Gravataí, também relataram falta d’água durante o fim de semana.
✅ Siga o canal do g1 RS no WhatsApp
Na Capital, o abastecimento começou a ter problemas na quinta (14), segundo os moradores. Em alguns lugares, as torneiras chegam a ter água por minutos, mas logo param. Em outros locais, nem isso.
“A água vem 5, 10 minutos e vai embora. Desde quinta-feira, está bem complicada nossa situação. Todos os verões é a mesma coisa. Estamos cansados de implorar para que seja tomada uma providência. O povo da Lomba do Pinheiro não aguenta mais”, diz a aposentada Zailde Silva, que passou a encher caixas de leite e garrafas térmicas com a pouca água que sai da torneira.
Em meio a calor de quase 40ºC, moradores estão há quatro dias sem água no RS
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) afirma que, desde sexta-feira (15), caminhões-pipa estão sendo enviados ao local para suprir o abastecimento em diversas regiões de Porto Alegre. “O consumo elevado devido às altas temperaturas e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica impactaram o fornecimento de água na Capital’, diz a nota.
O consumo elevado durante o forte calor nos últimos dias também ajudou a diminuir o nível dos reservatórios. A expectativa do Dmae é retomar o fornecimento nesta segunda.
Ainda de acordo com o Dmae, na sexta, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável pelo abastecimento de bairros da Zona Sul e da Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Mesmo com a volta da energia, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.
“A prefeitura está em contato com a CEEE Equatorial para uma reunião de alinhamento entre os órgãos e irá buscar um possível ressarcimento pelos danos causados aos equipamentos”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Chuva a partir de hoje
Previsão de chuva para o RS, com alerta para tempestades.
Inmet/Divulgação
Nesta segunda-feira (18), há um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de ventos fortes e possibilidade de granizo nas regiões Oeste e Sul do estado. De acordo com o Inmet, pode chover até 100 mm em algumas cidades do estado, com ventos atingindo velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. Há ainda chance de queda de granizo.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.