Cruzeiro do Sul, no Acre, faz campanha de solidariedade para ajudar cidade gaúcha de mesmo nome


Campanha tem o apoio da Acisa e já arrecadou R$ 10 mil. Estado no sul do país vive sua pior tragédia climática. Acisa de Cruzeiro do Sul-AC pede doações para Cruzeiro do Sul-RS
De Cruzeiro do Sul, no interior Acre, para Cruzeiro do Sul, no Rio Grande Sul. A descoberta de que uma cidade homônima foi devastada pela força da água motivou uma campanha de solidariedade na cidade acreana, que fica no outro extremo do país.
A empresária Maria Eduarda Bardi diz que descobriram a coincidência por um aplicativo de mensagens. “Isso motivou o início dessa campanha de arrecadação. Os empresários começaram doando e aí a gente decidiu expandir a campanha e convidar a população cruzeirense pra abraçar Cruzeiro do Sul no Sul”, comenta.
A campanha tem o apoio da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul (Acisa), no interior do Acre, divulgou um pix para arrecadar valores para ajudar a cidade gaúcha. O Estado vive sua pior catástrofe climática onde 417 dos seus 497 municípios tem algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão pessoas afetadas. (Veja vídeo do apelo acima)
LEIA MAIS
Sobe para 100 o número de mortos após enchentes que atingem o RS
Temporais no RS: entenda como o relevo de Porto Alegre e as ‘marés de tempestade’ travam escoamento
Cidade de Cruzeiro do Sul após enchentes no Rio Grande do Sul
RBS TV/Reprodução
O presidente da Acisa, no interior do Acre, Luiz Antônio Cunha, explica que a campanha nasceu como um gesto de solidariedade ao povo gaúcho. “A coincidência de que uma cidade que partilha conosco o mesmo nome, com uma população em torno de 18 mil habitantes e teve 80% da sua área devastada, nos fez decidir canalizar nossas doações diretamente para lá,” explica.
As doações recebidas serão todas em valores em dinheiro, por conta da dificuldade no envio das doações para o local. “Não arrecadamos mantimentos físicos. A logística inviabiliza o transporte desses produtos. Decidimos arrecadar dinheiro e enviarmos os valores para que eles mesmos adquiram o que estão precisando”, afirma.
Acisa divulgou pix para ajudar cidade gaúcha
Divulgação
Cunha acrescenta que a primeira doação já foi feita, no valor de R$ 10 mil e foi encaminhada à Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, no RS, e já há mais valores arrecadados. “Essa ajuda é acima de tudo uma mobilização de solidariedade. Mostrarmos que estamos juntos na dor e nos esforços de reconstrução”, diz o presidente.
O presidente também declara que todas as doações são bem-vindas, levando em conta que o importante é se preocupar com o próximo e ajudar como for possível.
Casas destruídas em Cruzeiro do Sul após temporais
RBS TV/Reprodução
“O importante é ver a mobilização das pessoas. Tem doação de centavos, dois reais, quatro reais, mas a gente vê a preocupação das pessoas de colaborar, isso é muito bom, é bonito e o grande objetivo é esse, é criar essa corrente de solidariedade, da necessidade de que a reconstrução do Rio Grande do Sul, e nesse caso específico da cidade homônima aqui da nossa Cruzeiro”, finaliza.
Tragédia no sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8), ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 128 desaparecidos e 372 feridos.
Campanha de arrecadação foi lançada no Acre
Divulgação
Vídeos: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.