Drone da FAB que mapeia áreas alagadas e auxilia em resgates cai durante voo

Aeronave não tripulada apresentou problema técnico e colidiu em região delibitada

Força Aérea Brasileira / Divulgação
Drone é usado para fazer imagens aéreas de pontos de risco.Força Aérea Brasileira / Divulgação

Enviado pela Força Área Brasileira (FAB) para auxiliar no resgate de pessoas em situação de risco no Rio Grande do Sul devido às enchentes, um drone caiu durante missão nesta terça-feira (7). A aeronave, que não é tripulada, apresentou um problema técnico e chocou-se com o solo em uma área não habitada. As informações são do globo.com.

O drone foi usado na região da Quarta Colônia, em Santa Maria, no final e semana, e o planejamento da FAB é de que monitorasse áreas de Porto Alegre e da Região Metropolitana nesta terça e quarta-feira. A FAB ainda não confirmou a localização exata do acidente.

Pilotado remotamente, o modelo israelense RQ-900 pertence à Base de Santa Maria, no Centro do Estado. Com autonomia para até 36 horas de voo e atingir até 9 mil metros de altitude, a aeronave tem como objetivo sobrevoar e mapear áreas inundadasPessoas ilhadas sinalizam para o drone ao ouvir o barulho e equipes de salvamento são direcionadas ao local imediatamente. Conforme a FAB, auxiliou no resgate de 36 pessoas em apenas 24 horas de operação.

“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (7/5). A Força Aérea informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica”, comunicou a FAB em nota.

Os drones auxiliam a FAB a monitorar em tempo real áreas inundadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]