Aeroportos de SC terão 58 voos extras para atender o Rio Grande do Sul

São pelo menos 58 voos extras semanais até o final de maio em três aeroportos catarinenses

Aeroportos de SC terão 58 voos extras para atender o Rio Grande do SulLatam e Azul anunciaram voos extras (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)

Os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna devem receber 58 voos extras por semana para atender o Rio Grande do Sul no transporte de pessoas e de cargas. O estado gaúcho sofre com enchentes desde a última semana, e já contabiliza 100 mortes em função dos temporais.

A medida foi anunciada pela secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) nesta quarta-feira (8), e vem como alternativa para manter Porto Alegre e a região metropolitana conectada com o restante do Brasil. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até pelo menos 30 de maio, já que o terminal ficou completamente alagado.

Quais companhias vão operar e quando serão os voos extras

A Latam vai operar a partir desta sexta-feira (10), até 30 de maio, quatro voos a mais no trecho Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos. São 10 voos diários atualmente. Já o trajeto Guarulhos-Jaguaruna-Guarulhos passará de dois para quatro voos diários. No total serão 42 voos extras por semana.

Todas as rotas com aumentos emergenciais da Latam na Região Sul do Brasil são operadas com aeronaves A321, com capacidade para até 216 passageiros, e A320, que comporta até 174 pessoas.

A Azul também informou que aumentou os atuais 22 voos, trocando aeronaves modelo ATR-72 (de até 70 passageiros) por modelos A320 (174 passageiros). A companhia fará 16 operações extras para Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna. A empresa, no entanto, ainda aguarda as autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para oficializar as rotas.

Os voos das empresas podem sofrer alterações em razão de mudanças operacionais, demanda e por regulação dos órgãos de controle.

Essa operação vai fazer com que as pessoas possam chegar de avião até mais perto do estado gaúcho, e a partir dos aeroportos catarinenses seguirem por via terrestre até o Rio Grande do Sul.

Senacon pede flexibilização de regras de transporte aéreo

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pediu à Anac a flexibilização das normas para o transporte aéreo de passageiros, considerando a situação dos aeroportos no Rio Grande do Sul. Entre as demandas estão a possibilidade de remarcação de passagens sem custo, no prazo de um ano, e reembolso total sem pagamento de taxas.

A solicitação foi feita em ofício encaminhado nesta quarta (8). A secretaria estima que 209 mil passageiros serão atingidos pelo fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A Senacon solicitou à Anac a possibilidade de alterar o contrato de transporte aéreo com modificação do destino, dentro do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sem nenhum custo adicional ao passageiro, além da flexibilização de pagamento de custos com hospedagem e transporte rodoviário.

Também foi pedido que as companhias aéreas aumentem a eficácia no atendimento ao passageiro, principalmente por telefone. A Anac ainda não se manifestou sobre o pedido da Senacon.

*Com informações da Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]