DNIT libera ponte sobre o Rio dos Sinos para emergência e conecta Porto Alegre ao interior do RS


Caminho permite o tráfego de veículos de emergência, caminhões e transportes de resgate pela BR-116. Libera libera ponte sobre Rio dos Sinos, na BR-116
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) liberou o tráfego sobre a ponte do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e conectou rotas da Região Metropolitana de Porto Alegre ao interior do Rio Grande do Sul pela BR-116. O trajeto é considerado essencial para atender as demandas de veículos de emergência aos locais afetados pelas enchentes, que já vitimaram 116 pessoas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A rota emergencial é destinada a caminhões, ambulâncias e demais transportes de resgaste e abastecimento de alimentos e insumos. Os veículos, portanto, podem dar andamento ao transporte de suprimentos, além de aumentar a rapidez em eventuais ações de resgate, às localidade atingidas.
As imagens disponibilizadas pela prefeitura de São Leopoldo (veja no vídeo acima) mostram os caminhões em lento deslocamento na única faixa trafegável. A via está cercada por água das enchentes. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), às 17h desta sexta-feira (10), o nível do rio dos Sinos está em 5,99 metros.
LEIA TAMBÉM:
Nível do Guaíba cai para 4,7 m e fica abaixo de marca de enchente de 1941
Temporais no RS: mais três mortes são confirmadas e total sobe para 116
Veja situação de estradas, energia, água e serviços
DNIT libera trecho na BR-116 na ponte do Rio dos Sinos
Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação
O caminho interliga as BR-116, BR-158, BR-290 e BR-392. O fluxo permite conectar a região metropolitana da capital com o interior do estado – regiões central, sul, fronteira oeste e serra gaúcha.
A passagem ocorre no formato pare-siga, ou seja, com apenas uma faixa liberada por vez e com velocidade limitada em 20 km/h.
DNIT libera tráfego na BR-116 e permite conexão da região metropolitana de Porto Alegre com o interior do estado
Divulgação/DNIT
Temporais no RS
Além dos 116 mortos, há 756 feridos e 143 desaparecidos, segundo boletim divulgado às 12h15 desta sexta-feira (10). O número de pessoas fora de casa subiu para 408,1 mil. O RS tem 437 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.
Em coletiva, o governador Eduardo Leite anunciou mais de R$ 50 milhões destinados para a área da saúde no estado. O governo destinará R$ 41,6 milhões para recursos de reestruturação e apoio para hospitais que estão realizando atendimento de retaguarda às vítimas dos desastres.
Volta da chuva preocupa moradores que ainda não tinham saído de casa em Porto Alegre
Voltou a chover no Vale do Taquari, região afetada pelo temporal da semana passada. Lajeado é a maior cidade, a maior economia entre os 38 municípios do Vale do Taquari, e registrou cinco das 33 mortes da região.
Nesta manhã, um carro que nem tinha sido retirado da lama ficou cercado novamente também pela água na cidade. Casas onde os moradores nem tinham voltado ainda, novamente ilhadas. Toda a infraestrutura da cidade não tinha sido suficiente pra recuperar a devastação no município e o trabalho nesta sexta ficou ainda mais difícil.
VÍDEO: cidade que ficou submersa no Vale do Taquari revive pesadelo com novos temporais
A Prefeitura de Porto Alegre prevê para este final de semana o término da construção de uma travessia provisória que vai funcionar como “corredor humanitário” para a chegada de caminhões, veículos de emergência e donativos para atingidos por enchentes na Capital. Ela vai ficar entre a Avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição, na Região Central da cidade, próximo à Estação Rodoviária, que está alagada.
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou mais nas últimas horas: desceu para 4,71 metros conforme medição feita às 13h15 desta sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. Foi uma redução de 30 centímetros em 24 horas. A marca fica abaixo daquela registrada na enchente história de 1941, de 4,76 metros.
Imagens registradas pelo Globocop mostram um “cemitério de carros” em Eldorado do Sul, na Região na Metropolitana de Porto Alegre. Dezenas de carros e ônibus aparecem submersos após os temporais no Rio Grande do Sul, nas últimas semanas. Mais de 90% do município foi inundado pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba. Mais de 40 mil habitantes tiveram que deixar suas casas.
‘Cemitério de carros’ aparece após água baixar em Eldorado do Sul, RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.