Perícia usa scanner 3D para mapear pousada que pegou fogo e matou 10 em Porto Alegre


Neste sábado, vítimas foram enterradas na capital do Rio Grande do Sul. Cinco pessoas seguem hospitalizadas; uma em estado grave. Perícia usa scanner 3D para mapear pousada que pegou fogo e matou 10 em Porto Alegre
Peritos começaram a mapear neste sábado (27) a pousada que pegou fogo em Porto Alegre. Essa é mais uma etapa da investigação para apurar a morte das dez vítimas que estavam em situação de vulnerabilidade.
No meio da tarde os corpos de quatro vítimas do incêndio de uma pousada de Porto Alegre foram enterrados na cidade. Com caixões fechados, a despedida durou meia hora. Pela manhã foi feito o sepultamento de outra vítima.
Enquanto famílias convivem com o luto, outras enfrentam a falta de informação.
Incêndio em pousada em Porto Alegre: veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso
Letícia Scheleck Metzen tenta encontrar o tio, que apareceu na reportagem desta sexta do Jornal Nacional. Marcelo conseguiu escapar, mas não conseguiu retirar a irmã.
“Marcelo, a gente quer notícias tua. Onde tu tá. Como tu tá. E assim que a gente puder, a gente vai chegar em Porto Alegre”, diz ela.
Um dos sobreviventes foi levado para outra pousada da mesma rede.
“Eu estava no local no momento, estava dormindo, e fui acordado na hora dos gritos pelos vizinhos. Na hora eu saí correndo, ficou tudo lá, saí sem sapato, sem nada”, disse Jairo Matos Menezes.
Cinco pessoas seguem hospitalizadas. Uma em estado grave.
Neste sábado, peritos usaram um aparelho de escaneamento em 3D para mapear o prédio, avaliar se havia rotas de fuga e tentar encontrar os vestígios do que causou o fogo.
Peritos utilizam scanner 3D para mapear prédio que pegou fogo em Porto Alegre
TV Globo/Reprodução
A polícia abriu um inquérito e já ouviu pelo menos dois sobreviventes. A prefeitura da capital anunciou para segunda-feira (29) um pente-fino na rede de 21 pousadas da empresa Garoa, que tem contratos com o município para hospedar pessoas em situação de rua.
Questionado sobre imagens que mostram que outras pousadas do grupo têm fiação exposta, problemas de eletrificação e infiltração de água, o secretário de Assistência Social de Porto Alegre, Léo Voigt diz que serão feitas visitas.
“Não temos conhecimento e não há nenhuma denúncia, recebemos já o relatório dos bombeiros. A força-tarefa fará isso, visitar um a um desses locais e ver se a habitabilidade tem algum comprometimento e propor melhorias, multas, ou ruptura de contrato e realocação”, diz.
LEIA TAMBÉM:
Identificados cinco mortos em incêndio em pousada de Porto Alegre; vítimas foram enterradas
Lixo e móveis velhos: veja como são pousadas de empresa dona de pensão que pegou fogo em Porto Alegre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.