Saiba quais são as primeiras cidades do RS a receber vacina contra a dengue


Anúncio do Ministério da Saúde cita Porto Alegre e outros cinco municípios. Estado registra 102 mortes e mais de 80 mil casos da doença no ano. Dose de vacina contra a dengue
Walterson Rosa/MS
O Ministério da Saúde incluiu seis municípios do Rio Grande do Sul entre as cidades que vão receber doses da vacina contra a dengue. Esta é a primeira vez que o estado é contemplado com o imunizante.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O estado vai receber 126 mil doses, mas ainda não há prazo para o envio da remessa. Os municípios selecionados ficam na Região Metropolitana:
Porto Alegre – 72.898 doses
Alvorada – 12.985 doses
Cachoeirinha – 8.379 doses
Glorinha – 463 doses
Gravataí – 16.425 doses
Viamão – 14.982 doses
O anúncio, feito nesta quinta-feira (25), ocorre um dia após o estado ultrapassar a marca de 100 vítimas da doença. São 102 mortes, além de mais de 80 mil casos apenas em 2024.
Ao todo, os seis municípios somam menos de 5% das mortes e casos de dengue no RS, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). As cidades não constam entre as 12 com maior número de casos da doença em 2024.
Dengue: cidades contempladas x RS
Os critérios mencionados pelo Ministério da Saúde na seleção das cidades no RS consideram municípios com população superior a 100 mil habitantes e maiores taxas de incidência anual média de dengue nos últimos 10 anos. Outros fatores são a predominância de um sorotipo associado a casos graves e o número de casos desde julho de 2023.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) afirma que aguarda mais informações sobre o tema. Na próxima segunda, ocorrerá reunião de equipes do Cevs e Programa Nacional de Imunizações, do Ministério.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.